Está de dieta, mas com aquela vontade comer churrasco? Existem maneiras diferentes de preparar a a carne para sua refeição ficar saudável e você comer sem culpa. Isto depende, claro, dos acompanhamentos.

Continua depois da publicidade

Carne bovina assada na grelha com fogo à lenha é uma excelente opção. O churrasco no Uruguai chama-se Parilla e vem do país vizinho a dica fit: carne assada desta maneira é mais saudável.

Parrilla é a maneira dos uruguaios em preparar a carne cortada da maneira deles, diferente da nossa no Brasil. A carne é feita na grelha, de maneira uniforme, usando apenas a brasa para assar.

– Como as carnes não são furadas pelos espetos e colocadas inteiras sobre as grelhas, o suco da carne fica ali dentro, dando o sabor verdadeiro da carne conservado no interior das peças, agregando um outro paladar – explica o especialista Paulo Cunha, do Las Leñas, restaurante especializado em parrilla uruguaia no Shopping Iguatemi, em Florianópolis. A nutricionista Samanta Schein, da Overlimit, indica uma salada mista, com crotons e molho balsâmico, para acompanhar.

Continua depois da publicidade

O resultado disso tudo é uma carne mais macia e suave com gosto de grelhado. E para os fits de plantão: a carne fica com menos gordura, pois se na churrasqueira tradicional a carne é banhada na própria gordura, na maneira uruguaia a gordura escorre pelas laterais, não ficando acumulada.

Quer tomar uma cervejinha? Pode, mas com moderação. Segundo Ricardo de Mattos, sócio do clube de cervejas Beer King e do Bom de Brasa, tem excelentes cervejas nacionais, por um valor acessível, que são leves e ideais para acompanhar a boa carne à mesa.

Mas não esqueça de comer moderadamente e, no dia seguinte, nada de faltar à academia!

Veja outras receitas do Na Panela

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis