Depois da contestação feita pela OAB-SC sobre a demolição das 35 casas sem mandados judiciais durante a operação de ontem na comunidade do Siri, em Florianópolis, a Polícia Militar (PM) alegou que nem todas residências eram usadas por integrantes de facções criminosas. Segundo o comandante do 21º Batalhão da PM no norte da Ilha, tenente-coronel Sinval Santos da Silveira Junior, os domicílios que estavam abandonados foram demolidos por estarem em área de preservação ambiental. Confira a entrevista:
Continua depois da publicidade
Todas as 35 residências demolidas eram de traficantes ou de pessoas envolvidas com tráfico de drogas na cidade?
Sim. Algumas casas eram de traficantes sim. Outras casas eram de parentes de traficantes, mas eu não posso afirmar que todas as casas eram de traficantes. Foi uma operação em virtude de ser área de preservação e também uma oportunidade para a prefeitura. As casas estavam vazias e sem utilização das famílias e então a prefeitura aproveitou a oportunidade.
A gente sabe quantas casas eram de facções criminosas?
Eu preciso sentar e separar o que e o que não é.
Continua depois da publicidade
Como a prefeitura e PM chegaram a um acordo para demolir essas 35 residências?
Nós marcamos as casas que estavam vazias e que permaneceram vazias durante todo esse tempo que estamos lá na comunidade. Todos os dias nos checamos as casa e elas continuava, vazias. Inclusive, na reunião com a prefeitura, nos entregamos a listagem dessas casas que estariam sem autorização e a prefeitura foi lá e confirmou e ficou assim definido.
A operação que aconteceu ontem na região do Siri vai continuar?
A operação de demolição já terminou ontem, mas a nossa presença é constante. Nós temos uma base da PM montada ali.
A responsabilidade das demolições é de qual órgão?
Da demolição é da prefeitura, até porque eles têm o poder para isso.
Houve alguma confusão na comunidade?
Não. Ontem a operação toda foi muito tranquila durante todo o dia. Não teve nenhum tipo de protesto ou manifestação. Teve sim algumas pessoas que se manifestaram contrárias, mas isso individualmente.
Algum oficial de justiça chegou a ser deslocado para o local?
Não.