A partir desta quarta-feira (24), entram em vigor novas medidas de para evitar o coronavírus em Biguaçu. Em entrevista ao Notícia na Manhã, o prefeito Ramon Wollinger enfatizou que, por razões econômicas, o município está impedido de estabelecer restrições mais severas, como Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– Temos mais gente com classe de renda baixa. Não podemos punir a classe produtiva da cidade, que já teve perdas, precisou demitir funcionários. Houve relaxamento no uso da máscara, as pessoas acham que já passou a pandemia, mas não passou – afirmou.
Biguaçu registrou o primeiro óbito por causa da covid-10, de acordo com boletim do governo do estado dessa terça (23), e soma 149 contaminações. Segundo o prefeito, o óbito registrado é de uma mulher do município que se infectou e morreu no Rio de Janeiro, mas o caso foi contabilizado para Biguaçu.
> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo
Embora não tenha previsão de multa para quem descumprir normas sanitárias, a fiscalização será intensificada com rondas, carro de som, proibindo as aglomerações, de acordo com Ramon Wollinger.
Continua depois da publicidade
– Pedimos que todos evitem festas, com pessoas de outras cidades, de outras residências – explicou.
Ouça entrevista:
Wollinger reconheceu a dificuldade de estabelecer o equilíbrio entre saúde e economia, mas defendeu a importância de manter o comércio ativo.
– Estudos apontam que os casos registrados em Biguaçu não foram infectados em restaurantes, mas em aglomerações de festas, em espaços públicos – declarou.
De acordo com o Wollinger, a prefeitura tem recebido muitas reclamações sobre aglomeração em supermercados e em bares.
Continua depois da publicidade
– Parece que as pessoas estão fazendo mais festas e atividades do que antes (da pandemia). Teve uma prática desenfreada de atividades físicas. Então, isso nos preocupou bastante – afirmou.
Confira regras
– Poibida a permanência de pessoas em parques, praças, espaços públicos ou comunitários, de lazer, bem como academias ao ar livre.
– Proibida a permanência de pessoas e prática esportiva em praias, orlas e cachoeiras.
– Proibida aglomeração de pessoas em qualquer área, pública ou privada, para realização de qualquer atividade.
– Restaurantes podem funcionar, abertos ao público e observando as orientações de higiene e distanciamento, das 6h às 23h.
Continua depois da publicidade
– Academias abrem das 6h às 23h com capacidade máxima de 30%.
– Conveniências de postos de combustíveis devem encerrar suas atividades para o público às 23h.
– Supermercados devem fechar às 23h.