O brutal assassinato de uma bebê de 1 ano e 9 meses em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, chocou a cidade. O pai da criança, um homem de 41 anos, confessou o crime, e disse aos policiais como e onde teria assassinado a filha, além da motivação. As informações foram reveladas em uma coletiva de imprensa, conduzida pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, na tarde de segunda-feira (26). O pai foi preso em flagrante pelo crime.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O que se sabe e o que falta saber
Como a polícia chegou ao pai como suspeito?
O homem, de 41 anos, teria entrado em contato com a mãe da criança e com familiares, primeiro ameaçando matar a menina, e, em seguida, confessando o crime. Um conhecido o convenceu a se apresentar, e ele foi preso em flagrante, segundo a Polícia Civil. O homem ainda levou os policiais ao local onde o corpo estaria. Segundo os delegados Vinicius Buratto Iunes e Rodrigo Dantas, “ele não mostrou nenhum arrependimento, nenhuma tristeza”.
Quando o crime ocorreu?
Não se sabe exatamente qual o momento do assassinato. O homem saiu com a criança na tarde de domingo (25), e se apresentou à polícia já na segunda-feira (26). As buscas pela bebê começaram assim que o suspeito confessou o crime, e o corpo dela foi encontrado ainda na segunda.
Onde o assassinato ocorreu?
O casal estava no interior de Abelardo Luz visitando o irmão do homem quando, após uma suposta discussão, o homem pegou a criança e saiu com ela para uma área de mata. Ele seguiu com a menina contornando um rio, até chegar ao município de Vargeão, que faz divisa com a cidade. Ainda em uma área de mata, ele matou a filha asfixiada, e deixou o corpo no local.
Continua depois da publicidade
Houve motivação para o crime?
De acordo com a Polícia Civil, o casal vivia um relacionamento conturbado, com crises de ciúmes. No domingo, a mulher teria tentado encerrar a relação. A hipótese é que ele tenha cometido o crime como represália. Após matar a filha, ele também teria tentado tirar a própria vida.
O crime foi planejado?
O homem confessou ter cometido o assassinato, mas disse não ter planejado. No entanto, ao sair da casa do irmão com a criança, ele levou uma corda, usada no crime. A hipótese a polícia é que, sim, ele pode ter planejado o crime.
A família tentou ir atrás dele?
Ao sair com a criança, segundo a Polícia Civil, o homem disse não ter havido violência. A esposa disse, em depoimento, que achou que tudo não passasse de uma “brincadeira”, e que o homem logo voltaria com a bebê. Outras pessoas ainda vão ser ouvidas.
Ele foi preso por quais crimes?
Segundo o delegado Vinicius Buratto Iunes, da delegacia regional de Xanxerê, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de feminicídio qualificado, ocultação de cadáver e sequestro. Ele segue detido no sistema prisional de Xanxerê.
Continua depois da publicidade
Leia também
Maconha é encontrada escondida em galinheiro e homem é preso em Chapecó
Incêndio de grandes proporções atinge igreja e restaurante em Concórdia

