Os ônibus voltaram a circular em Florianópolis neste quarta-feira, dia 17, e os usuários acima de 60 anos, segundo recomendação da prefeitura, devem evitar o serviço. Em entrevista à CBN Diário nesta manhã, o prefeito Gean Loureiro explicou que não é uma proibição.
Continua depois da publicidade
– Temos uma recomendação explícita para as pessoas com mais de 60 anos que esteja no grupo de risco que não utilizem o transporte. Não temos uma proibição, mas uma recomendação. A gente espera que haja uma consciência de todos para que o uso as pessoas com mais de 60 anos seja apenas em casos excepcionais e não há proibição, mas recomendação – apontou o prefeito.
Outra preocupação é quanto aos cobradores e motoristas, que foram todos testados na última semana para conferir se não possuem o coronavírus. Dos mais de 1,6 mil trabalhadores testados, cinco deram positivos para o COVID-19 – dois de Florianópolis, dois de Biguaçu e um de São José -, e foram colocados em isolamento.
Os ônibus possuem câmeras e os profissionais conferem a temperatura ao iniciar a jornada, mas a prefeitura estuda maneiras de medir a temperatura também dos usuários, conforme explica o prefeito.
Continua depois da publicidade
– Todos os cobradores e motoristas têm a temperatura medida na chegada. Para todos os usuários do transporte, a nossa avaliação inicial que no formato da pistola que mede a temperatura, poderia gerar uma aglomeração na chegada e causar um modo maior. Estamos estudando um outro tipo de tecnologia através de câmeras possa identificar um grande público e quem tem uma alteração de temperatura ser identificado e aí ir até a pessoa. Se utilizar aquilo que é usado em shoppings e supermercados com medição individual vai gerar uma aglomeração.