No primeiro pronunciamento após ser eleito presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou da necessidade de união em um país dividido e ressaltou que esse 30 de outubro mostrou que o Brasil deseja mais democracia. O presidente eleito discursou em um hotel em São Paulo ao lado de apoiadores, como Simone Tebet, Marina Silva e Dilma.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Acompanhe a votação no 2º turno das Eleições 2022
— Não existem dois Brasis. Somos um único país — ressaltou Lula. — Nesse 30 de outubro, o povo brasileiro deixou claro que deseja mais e não menos democracia — completou.
O presidente eleito começou o discurso agradecendo a Deus. Lembrou dos aliados que o apoiaram no segundo turno, como a senadora Simone Tebet, e reforçou a importância de trabalhar com diferentes partidos no novo mandato.
Continua depois da publicidade
O resultado das eleições evidenciou a divisão do país, com a vitória apertada do petista. Na fala, Lula disse que irá governar o país “numa situação muito difícil”.
— Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil — afirmou.
Ao longo do dircurso, ele disse que o desafio mais urgente é acabar com a fome e que governará para todos.
— Combater a miséria é a razão pela qual eu vou viver até o fim da minha vida — disse em uma das últimas frases.
Continua depois da publicidade
O político fez 50,8% dos votos neste domingo (30), 1,7% a mais que o atual presidente, Jair Bolsonaro, que fez 49,15%.
Lula acompanhou o início da votação em sua casa, na zona oeste da capital de São Paulo. Após algumas horas de apuração, o político se dirigiu para o hotel do bairro Jardins onde fez o primeiro pronunciamento.
Lula publicou foto da bandeira após decisão
Democracia. pic.twitter.com/zvnBbnQ3HG
— Lula 13 (@LulaOficial) October 30, 2022
Trajetória de Lula como presidente
Lula teve seu primeiro mandato em 2002, quando venceu as eleições em segundo turno contra José Serra (PSDB). O político fez 61,27% na época, enquanto Serra contra garantiu 38,73% a seu favor.
Em 2006, Lula foi reeleito com 60,83% também em segundo turno. Já em 2010, o político não concorreu às eleições e voltou ao cargo de presidente da República neste ano em uma das disputadas mais acirradas do país.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também
Resultado das eleições no exterior: veja onde Lula e Bolsonaro venceram
Cidade de SC é a primeira do país a ter 100% dos votos apurados; veja resultados