No primeiro pronunciamento após ser eleito presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou da necessidade de união em um país dividido e ressaltou que esse 30 de outubro mostrou que o Brasil deseja mais democracia. O presidente eleito discursou em um hotel em São Paulo ao lado de apoiadores, como Simone Tebet, Marina Silva e Dilma.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Acompanhe a votação no 2º turno das Eleições 2022

— Não existem dois Brasis. Somos um único país — ressaltou Lula. — Nesse 30 de outubro, o povo brasileiro deixou claro que deseja mais e não menos democracia — completou.

O presidente eleito começou o discurso agradecendo a Deus. Lembrou dos aliados que o apoiaram no segundo turno, como a senadora Simone Tebet, e reforçou a importância de trabalhar com diferentes partidos no novo mandato. 

Continua depois da publicidade

O resultado das eleições evidenciou a divisão do país, com a vitória apertada do petista. Na fala, Lula disse que irá governar o país “numa situação muito difícil”.

— Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil — afirmou.

Ao longo do dircurso, ele disse que o desafio mais urgente é acabar com a fome e que governará para todos.

— Combater a miséria é a razão pela qual eu vou viver até o fim da minha vida — disse em uma das últimas frases. 

Continua depois da publicidade

O político fez 50,8% dos votos neste domingo (30), 1,7% a mais que o atual presidente, Jair Bolsonaro, que fez 49,15%.

Lula acompanhou o início da votação em sua casa, na zona oeste da capital de São Paulo. Após algumas horas de apuração, o político se dirigiu para o hotel do bairro Jardins onde fez o primeiro pronunciamento. 

Lula publicou foto da bandeira após decisão

Trajetória de Lula como presidente

Lula teve seu primeiro mandato em 2002, quando venceu as eleições em segundo turno contra José Serra (PSDB). O político fez 61,27% na época, enquanto Serra contra garantiu 38,73% a seu favor. 

Em 2006, Lula foi reeleito com 60,83% também em segundo turno. Já em 2010, o político não concorreu às eleições e voltou ao cargo de presidente da República neste ano em uma das disputadas mais acirradas do país. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também

Resultado das eleições no exterior: veja onde Lula e Bolsonaro venceram

Cidade de SC é a primeira do país a ter 100% dos votos apurados; veja resultados