São José ficou na 12ª posição entre as cidades que mais geraram empregos no Brasil em 2019 e em segunda lugar em Santa Catarina, atrás apenas de Joinville. Em 2019, foram criadas 5.383 vagas no município da Grande Florianópolis. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Estúdio CBN Diário desta segunda-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico em São José, Waldemar Bornhausen Neto, disse que o papel da prefeitura nesse resultado é, principalmente, dar condições de vida à população.
— Não existe segredo para fazer um município gerar tantos empregos. Existe trabalho. São José tem mão de obra qualificada, o que faz com as empresas nos procurem. O que a prefeitura faz é dar qualidade de vida aos moradores de São José — afirmou.
Com densidade populacional baixa, apesar de ter a quarta maior população de Santa Catarina (246.586 habitantes, conforme estimativa do IBGE em 2019), São José tem espaço para receber novas empresas, afirma o secretário. O eixo de desenvolvimento econômico ocorre principalmente na região do Sertão do Maruim, em direção a São Pedro de Alcântara. A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, prevista para 2022, vai impulsionar ainda mais aquela região, projeta Bornhausen Neto.
O setor de serviços liderou a geração de empregos no município.
Continua depois da publicidade
— O setor que mais nos foi premiado, foi o setor de serviços de atividades administrativas, com 2.491 vagas. Nós temos muitas empresas que prestam serviços, principalmente serviços terceirizados. Depois temos o setor de construção civil que, com o plano do governo de diminuir taxas de juros para financiamento imobiliário, está aumentando a indústria da construção civil — comentou o secretário.Entre os setores que mais tiveram vagas de emprego em São José, em 2019, estão: o comércio atacadista e varejista, com 787 vagas, e o setor de tecnologia da informação, com 482 vagas.
A prefeitura tem atuado para atrair empresas de tecnologia. Foram abertas 482 vagas de TI no ano passado.
— Desde que inauguramos a Acate São José, na Presidente Kennedy, empresas passaram a ter outro olhar sobre São José. Antes esse ecossistema da inovação era concentrado em Florianópolis. Hoje temos oito empresas e 16 startups ali dentro — afirma Bornhausen Neto.
Uma das percepções foi de que, em função do trânsito congestionado de Florianópolis, muitos empreendedores estavam desistindo de se instalar na Ilha.
Continua depois da publicidade

De acordo com os dados do Caged, São José foi a segunda cidade de Santa Catarina que mais gerou emprego. O município ficou a frente de cidades como Florianópolis, que teve saldo de 4.849 e Chapecó com 5.169, e ficou atrás apenas de Joinville, com 6.491 vagas, que foi a sétima cidade que mais gerou empregos no país.
