Ao se reunir na manhã desta terça-feira com sindicalistas italianos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há muito que se esperar da reunião do G20, marcada para o próximo sábado em Washington, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Lula afirmou que a reunião será apenas o primeiro encontro dos chefes de Estado dos países mais ricos do mundo após a deflagração da crise financeira internacional e poderá ser o primeiro passo para a reforma das instituições:

– Não esperem muito do G-20. É apenas um começo, promissor, mas é apenas um começo.

O presidente falou para uma platéia de mais de mil pessoas e foi bastante aplaudido em vários momentos do discurso. Ele reencontrou muitos amigos que fez durante o período um que foi líder sindical. Alguns deles relembraram o apoio dos sindicatos italianos à estruturação do movimento no Brasil e momentos considerados marcantes, como o primeiro encontro de Lula com o polonês Lech Walesa.

Fundador do Solidariedade, uma das principais entidades sindicais do Leste Europeu, Walesa chegou à Presidência de seu país em 1990. Lula quebrou o protocolo e cumprimentou muitas pessoas na saída do auditório do Parco della Musica, onde o evento foi realizado.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise