O italiano Davide Ancelotti é o novo técnico do Botafogo. O filho de Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira, vai comandar o Glorioso e chega com contrato até o final da temporada 2026. Davide é o primeiro comandante da Itália a dirigir a equipe. No entanto, outros clubes brasileiros já tiveram treinadores que nasceram no “país da bota”.
Continua depois da publicidade
Quem é Davide Ancelotti, novo técnico italiano do Botafogo
Fundado por imigrantes italianos, a Sociedade Esportiva Palmeiras já teve três técnicos da Itália comandando a equipe, segundo o site do Verdão. O nome de maior destaque é o de Caetano de Domenico, que comandou de 1940 a 1941. O histórico do treinador contabiliza 90 jogos (57 vitórias, 21 empates e 12 derrotas) e teve o Campeonato Paulista de 1940 como principal título. Além dele, Attilio Fresia e Renzo Mangiante também passaram pelo clube.
A Juventus da Mooca, de São Paulo, que leva o mesmo nome da equipe italiana, também teve técnicos italianos. Mario Rossini, um dos principais, comandou a equipe em 1953, e chegou a treinar o time em uma excursão pela Europa, que ficou marcada pelas primeiras partidas internacionais na história do Moleque Travesso.
O Corinthians é outro clube paulista que teve em sua história treinadores da Itália. Um dos nomes mais marcantes é o de Guido Giacominelli, que treinou entre 1921 e 1925. Ao todo, foram seis títulos conquistados: três Campeonatos Paulistas e três Taças Competência, nos anos de 1922, 1923 e 1924. Ainda, Angelo Rocco e VirgÍlio Montarini, ambos de origem italiana, comandaram o Timão.
Davide Ancelotti assume o comando do Fogão após a eliminação da equipe na Copa do Mundo de Clubes, com contrato até o fim de 2026.
Continua depois da publicidade
Leia também
Goleiro de 44 anos é contratado às pressas e brilha na estreia profissional em SC






