A NASA está planejando colocar um reator nuclear na Lua. A informação foi confirmada por Sean Duffy, secretário de transportes e chefe interino da Agência.

Continua depois da publicidade

“Para avançar adequadamente esta tecnologia crítica, a fim de sustentar uma futura economia lunar, a geração de energia de alta potência em Marte e fortalecer nossa segurança nacional no espaço, é imperativo que a agência aja rapidamente”, disse Sean em entrevista ao jornal The New York Times.

O secretário exigiu certa agilidade no processo, tendo em vista que China e Rússia também pretendem instalar um reator no satélite. Caso o façam, essa coalizão pode impedir uma futura instalação americana.

O processo de instalação do reator

Sean ainda disse que vai separar um funcionário para supervisionar o projeto durante um mês, e dará um prazo de dois meses para empresas comerciais para enviarem propostas. O projeto prevê que o reator seja lançado em 2029 e que com capacidade de abastecer 80 residências.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a NASA já tinha anunciado avanços em seu “Projeto de Energia de Superfície de Fissão”, que tem em vista produzir um reator que funcione na Lua e futuramente auxiliar em viagens futuras para marte.

O reator se faz necessário porque a noite lunar é fria e longa, podendo durar até duas semanas, e pode ser tecnicamente desafiadoras.

Com isso, a NASA está focada nessa nova missão, deixando de lado outros projetos, como rovers robóticos. A nova diretriz não especificou em quais viagens à Lua ela poderia ser realizada ou quais operações ajudaria a impulsionar.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Rainha das Frutas”: uma das melhores frutas do mundo já pode ser plantada no Brasil

A porta de entrada para a Europa: o país que concede residência a brasileiros por R$ 3.200

Odeia limpar o box? Tem um truque que tira as manchas mais difíceis do vidro em 1 minuto