Com o tema "A Cidade que Queremos", o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina promove nesta quinta-feira (4) a quarta edição do Gestão Pública em Foco. O evento será realizado no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, a partir das 18h30, com o foco na difusão de conhecimentos da área pública.
Continua depois da publicidade
Uma das palestrantes é a doutora em Cidades Inteligentes Stella Hiroki, que destaca o cidadão como protagonista desse conceito:
— A cidade inteligente não é aquele local perfeito. Não é a cidade dos Jetsons. A gente não vai andar de foguetinho, ainda mais aqui em Floripa, quer tem o vento suli — brincou Stella em entrevista ao Notícia na Manhã desta quinta-feira na CBN Diário.
— Não é só através de grandes plataformas de software que organizamos as cidades, mas colocando o cidadão como protagonista desses espaço urbano. E sim, Florianópolis tem ótimos exemplos de projetos de cidades inteligentes. Há aqui um campo superimportante de inovação e tecnologia, um polo na SC-401 — prosseguiu Stella.
A especialista explicou que seis áreas que formam uma cidade inteligente — governo, economia, meio-ambiente, moradia, mobilidade e pessoas — e citou Cingapura como exemplo de uma cidade inteligente aplicada:
Continua depois da publicidade
— Para se tornar uma cidade-estado, eles tiveram de conscientizar a população de que, se quiserem ser independentes, vocês precisam entender que pertencem a essa cidade, ter orgulho demorar aqui.
A cidade inteligente não é aquele local perfeito. Não é a cidade dos Jetsons. A gente não vai andar de foguetinho, ainda mais aqui em Floripa, quer tem o vento suli Stella Hiroki, doutora em cidades inteligentes
A abertura do evento será com o palestrante Lucas Guimarães, secretário de Administração da prefeitura de Teresópolis (RJ), que irá abordar o Programa Municipal de Compras Governamentais. O município fluminense usou a tecnologia para estabelecer uma linha mestra de atuação, com mais transparência e informação, após um período muito conturbado politicamente:
— A cidade de Teresópolis completa um ano de gestão após uma eleição extemporânea e sete prefeitos em sete anos, por questões judiciais — contou.
O evento será encerrado com um painel mediado pela secretária de Administração do município de Palhoça, Cristina Schmidt, que promoverá um debate trazendo as expertises dos palestrantes e traçando um paralelo com as cidades de Santa Catarina e os desafios para avançar no conceito de cidades inteligentes.
Continua depois da publicidade
SERVIÇO
Interessados em participar do evento devem confirmar presença pelo site do CRA e levar uma lata de leite em pó, que será destinada a instituições beneficentes.
O auditório do TCE/SC fica na Rua Bulcão Viana, 90, no Centro.