Tem um ditado espanhol que diz Cría cuervos y te sacarán los ojos. Ele nos ensina uma lição fundamental: se criarmos pessoas para serem rudes e vis, é isso que o mundo vai receber. E também o que nós colheremos. Corvos são aves que gostam de objetos brilhantes e são incapazes de expressar gratidão.
Continua depois da publicidade
Faz sentido. Na política, é comum um personagem apadrinhar outro, de fama ruim, e depois se arrepender. Casamentos, amizades e sociedades também se desfazem litigiosamente quando uma das pessoas é má ou age desta forma. Parece trama de novela, mas não é. Na vida real há decepções, adultos infelizes e filhos ingratos. Aos montes. Você, adulto, que lê este texto, já deve ter percebido isso.
Filhos rudes e vis? Quem vai educar sua prole assim, você pode estar se perguntando. O mundo é repleto de maldades e cabe a nós identificarmos essas questões e evoluirmos. Ninguém quer que o seu filho bata em mulheres, por exemplo, mas basta uma olhada rápida em qualquer relatório de violência de gênero para percebermos que pouco está sendo feito. Mulheres seguem morrendo porque o parceiro ou ex-parceiro sente ciúmes. Assim como negros seguem sendo presos e morrendo apenas pela cor de sua pele. Não é justo. Muitas vezes, as pessoas que cometem estas violências o fazem por convicção, sentem-se no direito. Acham que estão certas. Alguém as educou assim.
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Agora me responda, sinceramente, uma criança é melhor do que outra porque nasceu homem, branco e num lar de gente rica? Se você respondeu não, então é bom começar a educar seus filhos (e filhas) para que entendam isso. Antes que seja tarde.
Continua depois da publicidade
Criar filhos sem preconceitos e antirracistas é um ato de amor. É educar uma pessoa melhor pra sociedade, para nós mesmos e para ela própria. Ter uma visão estreita do mundo, tratar os outros mal ou se achar superior a alguém em função de seus privilégios é um atestado de ignorância.
Não sabe como começar? Procure filmes, desenhos animados e livros com heróis e heroínas que sejam de outra etnia, religião, classe social, que possuam deficiências, que sejam diversos. Pode parecer pouco, mas você vai se surpreender com a riqueza de produções que encontrará.
> Você compartilha fotos de seus filhos nas redes sociais? Então fique alerta
Desenhar um mundo melhor para nossos filhos passa por esboçar novas ideias dentro de nós mesmos, alargar o nosso pensamento. Comece hoje mesmo, porque o tempo passa voando e essa mudança é pra ontem. E está cheio de corvos por aí.
A jornalista e escritora Ana Cardoso é autora de quatro livros, entre eles o best seller “A Mamãe é Rock”, e o guia para a adolescência “A Mamãe é Punk” (ambos pela editora Belas Letras) e já palestrou quatro vezes no TEDx.
Continua depois da publicidade