Pesquisa divulgada pela Fecomércio e FCDL-SC, na última sexta-feira, revela que a maioria dos casais em Joinville passará o Dia dos Namorados em casa. Na consulta por amostragem, 66,2% dos entrevistados disseram que não levarão o namorado ou namorada a lugar algum.

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Foi o maior percentual entre as sete cidades catarinenses que participaram da pesquisa para conhecer as intenções de compra de produtos ou serviços do consumidor catarinense. Também fizeram parte da consulta Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Itajaí, totalizando 1.988 pessoas ouvidas.

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Quem está disposto a sair, prefere almoçar ou jantar em restaurante (23,1%), viajar (5%) ou ir para um hotel/motel (1,7%). Os gastos, seja com presente ou serviços, ficarão mais modestos neste ano também. Novamente, Joinville foi a cidade com a menor expectativa de consumo médio no Estado, R$ 146,82. A média estadual é de R$ 170,60.

Intenção de gasto cai 2,93% sobre 2015

O levantamento mostra que, desde 2014, a intenção de gasto vem diminuindo no município. Neste ano, a redução é de 2,93% sobre 2015, e, no ano passado, a intenção de gasto médio em Joinville já havia caído 1,18% em relação a 2014.

No Estado, a queda foi de 1,3%. De acordo com os pesquisadores, outro dado levantado pela pesquisa ajuda a explicar o cenário: a evolução da situação financeira das famílias.

Entrevistados dizem que situação financeira piorou

Os gráficos mostram que 39,6% das famílias catarinenses declararam estar em situação financeira pior do que a do mesmo período do ano anterior, 27,9% disseram que a situação permaneceu igual e 32,5% afirmaram que estão em melhor situação.

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O resultado é inédito, dizem os pesquisadores. Até o ano passado, as pesquisas de intenção de compra do Dia dos Namorados mostravam que o percentual de famílias com melhor condição financeira era superior ao percentual daquelas com pior condição financeira.

Joinville seguiu a tendência estadual e com índice ainda mais elevado. Do total de entrevistados, 46,5% disseram que a situação financeira ficou pior, 28,4% afirmaram que ficou igual e 25,1% consideraram que melhorou em relação ao mesmo período do ano anterior.

Compras

O comércio de rua será a principal opção de compra dos joinvilenses (56,9%), seguido de shopping (33,4%). A internet será a opção para apenas 5,7%, mas é o maior percentual entre as sete cidades que aparecem na pesquisa.

O tipo de presente mais mencionado em Joinville foi vestuário (49,2%), seguido de perfume/cosmético (18,7%) e calçado/bolsa (12%). Independentemente da compra, a forma preferida de pagamento será à vista.

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Para os técnicos do Núcleo de Pesquisa Fecomércio-SC, a desaceleração da renda das famílias reduziu a confiança para gastar no Dia dos Namorados. Eles citam, também, as taxas de juros mais altas que o ano passado, o desemprego e as incertezas políticas.

O cenário, afirmam os pesquisadores, é de volume de vendas reduzido e faturamento baixo, quando comparado com períodos anteriores, nesta que é a terceira data mais importante do comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Pesquisa em Joinville

Realização – de 10 a 14 de maio

Mulheres – 58%

Homens – 41,5%

Público predominante:

Faixa etária: de 18 a 25 anos – (37,8%)

Escolaridade Ensino médio completo – (52,5%)

Trabalho com carteira assinada – 58,2%

Renda mensal familiar: de R$ 1.510,00 a R$ 4.007,00 – (44,5%)