O espanhol Rafael Nadal revalidou seu título e alcançou 10 conquistas no Torneio de Barcelona ao derrotar, neste domingo, o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a o, com parciais de 6/4 e 6/1, em 1 hora e 29 minutos de jogo.

Continua depois da publicidade

Nadal, de 30 anos e número 5 mundial, alcançou seu 71° título como profissional — 51 no saibro — uma semana depois de vencer o Masters 1000 de Montecarlo, demonstrando que está preparado para Roland Garros, que começa em um mês e na qual também buscará seu 10° troféu.

O espanhol é o único jogador na era Open que venceu 10 vezes um torneio — em seu caso, Barcelona e Montecarlo — à espera do que pode acontecer na capital francesa.

Leia mais:

Empresários lançam núcleo de centro de treinamento de tênis para crianças de escolas públicas em Porto Alegre

Continua depois da publicidade

Sharapova perde para francesa nas semifinais e se despede de Stuttgart

Programa antidoping no tênis receberá mais investimento

— Vencer novamente aqui em Barcelona, ganhar em uma semana Montecarlo e Barcelona, dois torneios muito especiais para mim, é um início de temporada no saibro de sonho — declarou Nadal à televisão espanhola.

Finalista no Aberto da Austrália, Master 1000 de Miami (derrotas para seu grande rival Roger Federer) e Torneio de Acapulco, o espanhol completou uma excelente primeira parte do ano na quadra rápida. Com a chegada do saibro, deu mais um passo, somando neste domingo sua 10ª vitória consecutiva em duas semanas.

Nadal venceu em Barcelona de 2005 a 2009, de 2011 a 2013 e novamente em 2016 e 2017.

Na pista rebatizada como Rafael Nadal neste ano pela organização, o tenista teve paciência para derrotar Thiem, que aguentou o duelo por 1 hora e 15 minutos, mas que desmoronou na parte final da partida diante da solidez de seu rival.

Thiem (nono do ranking), de 23 anos e que havia vencido o número 1 mundial Andy Murray nas semifinais, lutou bravamente em uma tarde fria e úmida em Barcelona. Já Nadal, certeiro e muito veloz, como em suas melhores fases, aproveitou sua primeira quebra para conquistar o primeiro set. No segundo navegou com o vento a favor, com um Thiem cada vez mais propenso aos erros.

Continua depois da publicidade

— É um jogador que tem muita força. O primeiro set tinha uma importância vital. Embora tenha tido algumas oportunidades a mais que ele, esteve muito equilibrado. É por isso que, quando conquistei o primeiro set, festejei com muita energia — explicou o espanhol.

Nadal continuará sua preparação para Roland Garros em Madri e Roma. A competição será disputada de 28 de maio a 11 de junho, e o espanhol tentará voltar a levantar o troféu, três anos após a conquista do nono, sua última vitória em Paris.