Depois de quase dois anos de vacas magras, Rafael Nadal voltou a ganhar um título expressivo neste domingo, no torneio onde começou sua trajetória vitoriosa, o Masters 1000 de Monte Carlo, onde conquistou seu nono título.
Continua depois da publicidade
Na final, o ‘Rei do Saibro’ precisou lutar para impor sua majestade, ao derrotar em três sets o francês Gaël Monfils, com parciais de 7-5, 5-7, 6-0.
‘Rafa’ não conquistava um troféu importante desde a edição de 2014 de Roland Garros, outro grande torneio onde fez história, ao triunfar nove vezes, como em Monte Carlo.
No Principado, o espanhol tinha triunfado oito vezes seguidas de 2005 a 2012, antes de iniciar seu declínio.
Neste domingo, ele voltou a ser o tenista mais vitorioso da história em Masters 1000, somando 28 títulos igualando o número um do mundo Novak Djokovic, que o tinha ultrapassado há duas semanas, ao levantar o troféu em Indian Wells.
Continua depois da publicidade
No total, a galeria de troféus de Nadal conta com 68 canecos, 48 deles apenas no saibro.
A decisão foi disputadíssima nos dois primeiros sets. O espanhol jogou em altíssimo nível desde o início, mas Monfils respondeu com garra e talento.
A queda de braço no fundo de quadra proporcionou ralis espetaculares, que levantaram o público.
Depois de perder a primeira parcial, o francês conseguiu a façanha de vencer seu primeiro set contra Nadal no saibro, mas em seguida desmoronou totalmente e levou um ‘pneu’.
Monfils, que tem 29 anos, como Nadal, amarga o terceiro vice-campeonato em Masters 1000, depois de perder em casa duas finais seguidas em Paris, em 2009 e 2010.
Já o espanhol terá a oportunidade de confirmar que realmente está de volta nos próximos grandes torneios no saibro, em Roma e Madri, antes de encarar o grande desafio da sua temporada: a luta pelo décimo título em Roland Garros, que coroaria com chave de ouro sua imensa carreira.
Continua depois da publicidade
fbx/chc/lg