O astro espanhol Rafael Nadal, 1º cabeça de chave e atual campeão, foi eliminado nas semifinais do ATP 500 Rio Open pelo italiano Fabio Fognini, neste sábado no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Fognini, 28º tenista do mundo, pintou a zebra no complexo do Jockey Club da cidade maravilhosa, virando a partida para vencer Nadal em três sets, parciais de 1-6, 6-2 e 7-5.
Na grande final de domingo, Fognini, 4º cabeça de chave do torneio, duelará pelo troféu com outro espanhol, David Ferrer, segundo favorito, que mais cedo derrotou o austríaco Andreas Haider-Maurer, 7-5, 6-1.
Confira todas as últimas notícias de Esportes
Os dois tenistas chegaram às semifinais desgastados. Na véspera, Fognini fez uma verdadeira maratona contra o argentino Federico Delbonis, numa partida que o italiano precisou de mais de três horas para vencer (6-4, 6-7, 7-6).
Continua depois da publicidade
Já Nadal, que por causa da demora de todas as partidas disputadas na quadra central na sexta-feira, entrou em quadra somente à 1h15 da madrugada de sábado contra o uruguaio Pablo Cuevas. Contra Fognini, portanto, ‘Rafa’ fez sua segunda partida em 24 horas.
O jogo
Nas semifinais, porém, quem começou acusando o desgaste foi o italiano, que errou muito no primeiro set, foi quebrado duas vezes e não viu a cor da bola. Resultado: 6-1 Nadal.
Tudo parecia se encaminhar para uma fácil vitória do ‘Toro Miúra’, que começou o segundo set quebrando novamente o serviço do adversário.
Fognini devolveu a quebra graças à dupla-falta de Nadal, mas outro acontecimento acabaria recolocando o italiano de vez na partida.
Continua depois da publicidade
Fognini irritado
No game seguinte, com break-point a favor de Nadal, Fognini foi finalizar um ponto com um voleio fácil, mas acabou tocando na rede, dando outra quebra para o espanhol.
Revoltado com a marcação do árbitro, o italiano reclamou muito, mas quem pensava que ele se abateria na partida se enganou. Mostrando muita personalidade, Fognini jogou possesso e quebrou Nadal três vezes seguidas, levando o set em fáceis 6-2.
Com um set para cada lado, os dois tenistas, focados na vitória, fizeram um terceiro set parelho, que só foi resolvido no 12º game.
Com 6 a 5 para o italiano, Fognini desperdiçou dois match-points antes de fechar a partida na terceira oportunidade, com um lindo ‘deixadinha’ sem ângulo e colado na rede.
Continua depois da publicidade
Derrotado pela primeira vez em solo brasileiro em sua 21ª partida no país, Nadal deixou a quadra cabisbaixo, mas já focado em seu próximo torneio. Na semana que vem, o espanhol jogará o ATP de Bueno Aires.
*AFP