O italiano Fabio Fognini protagonizou nesta quinta-feira a surpresa da rodada ao eliminar do ATP 500 de Barcelona o espanhol Rafael Nadal, segundo cabeça de chave do torneio e um dos favoritos ao título. Nadal, oito vezes campeão na capital catalã e atual número 4 do ranking da ATP, perdeu em dois sets, parciais de 6-4, 7-6 (8/6).
Continua depois da publicidade
Em cinco confrontos prévios contra Fognini, o espanhol havia vencido quatro. A primeira vitória do italiano sobre Nadal foi em fevereiro deste ano, nas semifinais do Aberto do Rio de Janeiro.
– No Rio, foi um jogo muito difícil, com 35 graus de temperatura, nós dois acabamos a partida exaustos. Hoje, eu sabia que tinha chances e tentei ser fiel à estratégia – analisou Fognini. – Derrotar o melhor tenista da história nesta superfície, isso vale em dobro. Precisei ter muita força mental – concluiu o italiano.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Esportes
Com a derrota, Nadal, que busca um décimo título de Roland-Garros, mostra que ainda não encontrou seu melhor tênis, há menos de um mês do Grand Slam francês.
– A semana em Monte Carlo foi a melhor do ano, mas agora tudo se inverteu. Foi uma semana muito negativa. É um desastre – lamentou Nadal.
Oitavas de final:
Kei Nishikori (JPN/N.1) x Santiago Giraldo (COL/N.15) 6-2, 6-1
Roberto Bautista (ESP/N.7) x Pablo Cuevas (URU/N.10) 7-6 (7/5), 6-2
Martin Klizan (SVQ/N.14) x Víctor Estrella (DOM) 6-4, 6-3
David Ferrer (ESP/N.3) x Elias Ymer (SUE) 6-3, 6-4
Pablo Andújar (ESP) x Feliciano López (ESP/N.5) 6-3, 6-4
Fabio Fognini (ITA/N.13) x Rafael Nadal (ESP/N.2) 6-4, 7-6 (8/6)
* AFP