Em um dia com tempo melhor que nos anteriores, o eneacampeão de Roland Garros, Rafael Nadal, quinto do ranking da ATP, teve uma estreia de luxo diante do australiano Sam Groth, 100º do ranking, a quem dominou por completo e finalizou a partida em 1h21min. Em um jogo rápido, algo pouco habitual para o estilo de Rafa Nadal e do saibro pesado de Roland Garros, o espanhol encarou o potente saque do australiano e aplicou um triplo 6/1.
Continua depois da publicidade
O espanhol disparou um ace contra 10 de Groth, que cometeu 28 erros não-forçados contra três de Rafa. Nadal bateu 25 bolas vencedoras contra 18 do australiano.
Leia mais:
Bellucci é dominado por Gasquet e é eliminado na estreia
Rogerinho dá trabalho, mas cai na primeira rodada
Continua depois da publicidade
Wawrinka vira batalha e sobrevive na estreia
A partida começou com Groth sacando firme e confirmando o game sem muito problema. Pareceu que seria difícil para o espanhol pressionar games nas devoluções, mas a primeira impressão foi errada. Já no terceiro game, trabalhando bem com forehand e buscando diminuir o tempo de disputa e acelerando a bola, Nadal conquistou a quebra e não perdeu mais games no primeiro set, tendo quebrado o serviço do rival no terceiro, quinto e sétimo games.
Na segunda parcial, Nadal foi ainda mais consistente, fez o australiano lutar por seis minutos para confirmar seu saque no segundo game e, na sequência, pressionou e contou com o nervosismo de Groth para conquistar as quebras nos quarto e sexto games, fechando com tranquilidade.
Com dois sets abaixo, a paciência de Groth foi se esgotando, e ele passou a errar mais. Resultado disso: com duas quebras, Nadal abriu o terceiro set em 4/0 e administrou a vantagem.
Quarto favorito ao título, Nadal encara na segunda rodada o vencedor da partida entre o argentino Facundo Bagnis e o francês Kenny de Schepper.
Continua depois da publicidade