Um talento joinvilense tem se destacado nas piscinas do Brasil. A nadadora Mariana Mello conquistou oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação de Surdos que aconteceu na Bahia neste sábado (14). Entre outras vitórias, a atleta também é vice-campeã no Panamericano 2024.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A joinvilense Mariana Mello, 21, é surda profunda dos dois ouvidos e atleta da Associação Paralímpica de Joinville (APJ) há 10 anos. Com um ano de idade ela fez o implante coclear. Ela conta que já participa de competições profissionais desde seus 14 anos e desde então não parou mais.
Veja as imagens da atleta:
Na competição que aconteceu no sábado, a joinvilense conquistou uma medalha de bronze na prova de 50 metros peito e sete de prata nas modalidades de 50, 100 e 200 metros livres, 50, 100, 200 metros costas e no 50 metros borboleta.
Continua depois da publicidade
Além de ser vice-campeã no Panamericano 2024, Mariana também conquistou uma medalha de ouro e quatro de prata no Sul Americano 2023 que aconteceu no Equador.
— Não há limites para nós, fiquei muito orgulhosa de mim. Me superei nessas oito provas! Fiquei muito realizada pelas minhas provas, cada uma é um aprendizado de ter foco, fé e determinação — conta.
Para ela, é importante que os paratletas recebam mais incentivo. Segundo a nadadora, neste ano a comunidade surda conquistou uma grande vitória: a Bolsa Atleta para surdos, que representa um investimento de cerca de R$ 967.444 mil pelo governo federal.
— Mesmo assim, nós ainda precisamos de mais visibilidade e isso está melhorando aos poucos. É muito importante a inclusão e acessibilidade no esporte — afirma.
Continua depois da publicidade
Preparação da atleta
Mariana pontua a importância do apoio que recebe para seguir nas competições. Além dos patrocinadores, pessoas próximas a ela são essenciais na busca por mais vitórias.
— No esporte precisamos ter pessoas ao nosso redor. Para mim a família é a base de tudo. O técnico também está junto sempre passando o treino. Só tenho agradecimentos ao meu técnico Henrique por acreditar tanto em mim! — explica.
A nadadora também explica que há muita preparação antes de competir. São treinos diários de segunda a sábado, pilates duas vezes na semana, alimentação regrada pelo nutricionista, entre outros cuidados.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Com 3,6 milhões de visualizações, idoso de 77 anos viraliza com “cerimônia do jaleco” em SC
Continua depois da publicidade
Cansado de esperar pelo SUS, morador de SC fabrica a própria prótese: “Funcional e super barato”
Estudantes que perderam mães para o câncer desenvolvem site para a Rede Feminina em SC