Nenhum atleta coleciona tantas medalhas dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) como o nadador Rogério Branco, de 33 anos. Em 18 participações, ele conquistou 77 medalhas, sendo 45 de ouro. Neste período defendeu Blumenau, sua terra natal, Brusque, Florianópolis, Itajaí e, atualmente, Concórdia. Porém, Rogério afirma que as amizades conquistadas neste período são muito mais importantes que o número de medalhas acumuladas.
Continua depois da publicidade
– Mesmo depois de tantos anos competindo, poder subir no bloco e ouvir ainda a torcida gritando meu nome é a minha maior conquista – afirmou o atleta.
Segundo Rogério, a natação catarinense está passando por um estágio excepcional baseado em dois pilares. Um deles é a Federação Catarinense de Desportos Aquáticos, que colocou o Estado como a terceira força da natação brasileira e hoje é modelo para o país. O outro é a qualidade técnica dos catarinenses como, Eduardo Fischer e Eduardo Deboni, atletas olímpicos, Leonardo Guedes, campeão mundial Júnior da prova de 50 metros costas, e Daniel Orzechowski que está buscando vaga para a próxima Olimpíada.
Rogério Branco vai disputar quatro provas nesta edição do JASC. Serão elas os 50 e 100m livre e os revezamentos 4×100 e 4x200m livre.
Joinvilenses dominam prova de tiro
Continua depois da publicidade
Dois atiradores do Norte do Estado também colecionam medalhas no JASC. Da mesma maneira que no ano passado, os joinvilenses dominaram a competição na primeira etapa do tiro ao prato. A prova está sendo realizada no stand do Clube Esportivo e Recreativo Botafogo, em Pomerode.
Com 170 pratos quebrados nas oito séries de tiros, Jaison Sandro Santin conquistou a medalha de ouro, ficando a prata para seu conterrâneo Felipe Antonio Carneiro Fuzaro, que quebrou 169 pratos. No ano passado a classificação dos joinvilenses foi invertida. O atirador da Capital, Élson Rogério dos Santos, com 166 acertos, conquistou a medalha de bronze.
A equipe de Joinville também terminou a etapa em primeiro lugar, com 362 pontos, obtidos na soma de acertos dos quatro atiradores. Em segundo lugar ficou Chapecó, com 338, e Florianópolis, com 324 pontos terminou na terceira colocação.
As provas de tiro prosseguem neste domingo, dia 23, com a primeira etapa do trap americano que encerra a modalidade de tiro ao prato. Na terça-feira, dia 25, começam as competições de tiro armas curta e tiro armas longas.
Continua depois da publicidade
Cliclismo debaixo de chuva
Embaixo de intensa chuva, o ciclista de Concórdia, Diego Martins, conquistou a medalha de ouro na prova quilômetro contra relógio. Ele fez o percurso com o tempo de 1min13seg. A medalha de prata ficou com Edson Luis Resende, de Florianópolis, que completou a prova em 1min13seg51 e o bronze foi para o criciumense Julian Frasseto, com o tempo de 1min14seg81.
Encerrada as provas de cross-country e quilômetro contra-relógio, a equipe de Florianópolis lidera a competição de ciclismo do JASC com 23 pontos. São Bento do Sul está na segunda colocação com 22 e Joinville em terceiro com 19 pontos.
O ciclismo continua neste domingo, dia 23, com duas provas. Às 11 horas, no Morro da Turquia, em Pomerode, acontece a prova de down hill, e às 16 horas, a prova de resistência com percurso de 120 km na rodovia SC-416, entre os municípios de Pomerode, Timbó, Rio dos Cedros.