Um dos destaques da 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), o nadador catarinense Mauro Fernandes, 17 anos, disputa a partir desta quarta-feira do Campeonato Brasileiro Júnior de Verão, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Natural de Orleans, o atleta representa o Minas Tênis Clube e está embalado pelas quatro medalhas de ouro conquistadas na edição de número 52 dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Representando Criciúma, Mauro Fernandes levou a medalha de ouro nas três provas individuais que disputou: 400m livre, 1.500m livre e 200m borboleta. Lapidado na piscina do Colégio Marista, em Criciúma, desde o ano passado Fernandes reside e treina em Belo Horizonte, onde representa o Minas Tênis Clube, uma das potências da natação no Brasil.

O jovem nadador veio para Santa Catarina especialmente para representar o município de Criciúma nos Jasc e não desapontou. Na prova dos 200m nado borboleta, Fernandes quebrou o recorde da competição com 2min04seg45 (a marca anterior era de 2min05seg28) e gravou seu nome na história ao se tornar o nadador (atleta masculino) mais novo a bater um recorde nos Jasc.

Continua depois da publicidade

Além das provas individuais, Mauro fez parte da equipe campeã do revezamento 4x200m livre de Criciúma. Com os resultados, Mauro foi o atleta que mais pontuou no masculino e ajudou Criciúma a ficar com o terceiro lugar geral na natação masculina. O título no masculino ficou com Florianópolis.

De acordo com Mauro, a vitória nos 200 metros borboleta era possível, pois é sua principal prova, mas nas outras foi, de certa forma, surpreendente, já que tinha adversários mais fortes e experientes.

– Deu tudo certo e consegui sair de Blumenau com 100% de aproveitamento e sensação de dever cumprido- explica o nadador, que conta com apoio da Schaeffer Yachts, Avícola Catarinense e Mirts Seguros.

Continua depois da publicidade