Pela primeira vez na história, Rio do Sul terá um representante nas Paralimpíadas. O nadador Bruno Becker garantiu a vaga para a competição, que será disputada entre agosto e setembro deste ano em Tóquio, no Japão, neste final de semana. O paratleta conquistou a chance inédita através da vitória na seletiva dos 200 metros nado livre, que ocorreu no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Rio do Sul e região pelo WhatsApp

A seletiva era a última oportunidade de Bruno e de diversos paratletas de alcançar os critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conquistar uma vaga na competição mais importante do esporte mundial. Bruno conseguiu ficar 32 segundos atrás da marca, confirmando a vaga. Além disso, também tentou na modalidade 50 metros nado costas, mas não conseguiu.

— É uma emoção muito grande poder chegar até aqui, conquistar essa marca. Atleta de alto rendimento encontra muitos obstáculos, precisa cuidar minimamente de tudo, muitos detalhes e hoje estamos aqui colhendo os frutos. Só tenho que agradecer quem me apoiou, todos profissionais envolvidos que acreditaram e quem torceu. É a realização de um sonho pessoal, para minha família, para minha cidade e Estado — comentou o nadador.

O Brasil possui um total de 35 vagas para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio. Ao todo, 29 paratletas confirmaram o lugar na competição neste final de semana, sem contar os campeões mundiais de 2019, que também têm vaga garantida. Agora todos os nadadores aguardam a validação da vaga junto ao Comitê Paralímpico Internacional e, por fim, a convocação oficial do CPB, que deve ocorrer no final deste mês.

Continua depois da publicidade