O brasileiro Daniel Dias foi anunciado nesta segunda como vencedor da categoria paraolímpica do prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. O nadador de 20 anos levou nada menos que nove medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim – quatro ouros, quatro pratas e um bronze – e acabou como destaque da modalidade.
Continua depois da publicidade
Daniel só começou a nadar com 16 anos, mas dominava os quatro estilos em apenas dois meses nas piscinas. Ele surgiu com destaque nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, obtendo oito medalhas de ouro nas categorias S5, SM5 e SB4.
O nadador recebeu o prêmio das mãos de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog, em inglês), e o ex-recordista mundial de 400 metros com barreiras Edwin Moses, membros da academia Laureus do esporte internacional.
– Estou muito agradecido aos membros da Academia Laureus por terem me escolhido. É uma grande honra. Este prêmio é o mais alto reconhecimento no mundo paraolímpico – afirmou Daniel Dias, o primeiro brasileiro a vencer na categoria. – Este é um importante reconhecimento para o meu esporte, a natação, e certamente irá me ajudar na missão de estimular os jovens nadadores paraolímpicos do Brasil a continuarem praticando o esporte – completou.
Continua depois da publicidade