Em rápida ascensão, o Nação Esportes Futebol Clube de Joinville começou a disputar neste domingo (15) o primeiro campeonato profissional de sua história. A equipe auriazul estreou no Campeonato Catarinense Série C 2019 e vai em busca de seu primeiro título almejando o acesso à Série B do Estadual exatamente um ano depois de ser fundado. O primeiro desafio aconteceu diante do Jaraguá, na tarde deste domingo, na Arena Joinville, e terminou com um empate sem gols.
Continua depois da publicidade
Diante de um público de 193 pessoas, que gerou renda de R$ 1.420, a estreia da equipe joinvilense reforça que apesar da pouca bagagem, é possível encarar tradicionais clubes de futebol catarinenses. Essa condição já foi demonstrada ao colecionar ao menos três títulos nas categorias de base em menos de um ano: Copa Santa Catarina (sub-15), Campeonato Catarinense Série C (sub-20) e o Citadino (sub-17).
— Não chegamos ao gol, mas os atletas se empenharam do começo ao fim. Essa é a primeira partida, tem muito ainda pela frente, e vamos tirar a lição deste jogo em casa e buscar o resultado fora — disse o técnico Kokan após a primeira partida da equipe.
O retrospecto aliado aos planos traçados para o futuro do Nação e diversas parcerias e conversas lideradas pelo presidente Tiago Reis, que incluem clubes como Grêmio, Internacional e Almirante Barroso, dão o tom da ambição do time a partir desta temporada: ditar um novo conceito de futebol e tornar-se referência na formação de atletas, além de lapidar talentos e transformar carreiras.
Confira os destaques do Esporte no NSC Total
— Temos grandes ambições e queremos nos tornar um grande centro de atletas, auxiliando na mudança do futebol brasileiro. Formamos um elenco profissional experiente e mesclado com jogadores de base que nos dão a certeza de que o Nação vem forte, o tornando um dos favoritos na Série C do Catarinense junto de equipes tradicionais como o Itajaí e o Carlos Renaux — aponta Gustavo Mejía, diretor de imprensa do clube.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com Mejía, o grande objetivo é ser campeão do torneio e conseguir o acesso para a Série B do Catarinense do ano que vem. "O nação vem com um novo projeto e pretende realmente mudar o futebol de Joinville", reforça a diretoria.
Para enfrentar o campeonato, o Nação faz treinos regulares em um Centro de Treinamentos (CT) próprio (o antigo CT do Irineu), além disso fez jogos preparatórios fora de casa e venceu ambos, contra o time do Avaí sub-23 (1 a 0) e o Atlético sub-23 (2 a 0), antes do empate deste domingo.
Nos gramados os jogadores tem o comando de uma equipe experiente, composta pelo coordenador técnico Kokan e o treinador Pedro Paulo (Campeão Brasileiro Série C como jogador no Joinville Esporte Clube), além de auxiliares, preparadores físico e de goleiro, supervisor, massagista e chefe de segurança.
O campeonato é disputado por oito equipes. Na primeira fase, o Nação vai jogar em turno e returno no "Grupo B" contra Jaraguá, Porto, e Caçador. Na outra chave estão Itajaí, Curitibanos, Orleans e Carlos Renaux. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais e posteriormente a final, a ser disputada em 17 de novembro.
Continua depois da publicidade
O time de Joinville na competição volta a campo dia 22 de setembro contra o Porto, de Porto União.
TABELA DE JOGOS
Campeonato Catarinense Série C 2019
TURNO
1ª rodada
Duelo: Nação x Jaraguá
Data e hora: 15h de domingo, 15 de setembro
Local: Arena Joinville
2ª rodada
Duelo: Porto x Nação
Data e hora: 15h de domingo, 22 de setembro
Local: Municipal Armando Sarti, Porto União
3ª rodada
Duelo: Nação x Caçador
Data e hora: 15h de domingo, 29 de setembro
Local: Arena Joinville, Joinville
RETURNO
4ª rodada
Duelo: Caçador x Nação
Data e hora: 15h de domingo, 6 de outubro
Local: Carlos Alberto Costa Neves, Caçador
5ª rodada
Duelo: Nação x Porto
Data e hora: 15h de domingo, 13 de outubro
Local: Arena Joinville, Joinville
6ª rodada
Duelo: Jaraguá x Nação
Data e hora: 15h de domingo, 24 de outubro
Local: João Marcatto, Jaraguá do Sul
FICHA DA EQUIPE
COMISSÃO TÉCNICA: Kokan (coordenador técnico); Pedro Paulo (treinador); Valdecir Belo (auxiliar); André Babarru (preparador físico); Maycon Pavesi (preparador goleiro); Jair Gonçalves (supervisor); Antônio Baltazar Silva (massagista); Ederlei Nascimento (chefe de segurança)
ELENCO: Paulo Chagas, Emanuel Souza, João Sene e João Freitas (goleiros); Marcelo Casemiro, Pablo Lessa e Gustavo Santos (laterais direito); Celso Oliveira, Elton Avelino, Deivisson Borges, Igor Knupe e Higor Bezerra (zagueiros); Eduardo dos Anjos, João Belo e Jackson Silva (laterais esquerdo); Bruno Francisco, Romulo Souza, Nazaré Silva, Matheus Silva, Rafael Zacarias, Diogo Andrade, Arisson Faria, Jeferson dos Santos, Jhonatan Silveira e Lucas Araujo (meias); Vanderson Padilha, Davidson dos Santos e Lucas dos Santos (atacantes)
Leia também:
Blackstar de Joinville vence o Joaçaba por 89 a 63 no Estadual de Basquete
JEC/Krona goleia o Blumenau por 5 a 2 no Campeonato Catarinense da Divisão Especial