Na última quarta-feira, Gabriel não estava nem relacionado para o jogo contra o Grêmio pela Copa do Brasil, entrou na lista de última hora, ganhou chance no segundo tempo e fez o gol da vitória por 1 a 0. Neste sábado, Gabriel não estava entre os titulares de Claudinei Oliveira, ganhou vaga de última hora e, pela primeira vez na equipe desde o começo, deixou sua marca de novo e abriu caminho para os 2 a 0 do Santos sobre o Vitória, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

Continua depois da publicidade

No Nacional, o Santos reencontrou o triunfo após jejum de seis jogos – cinco empates e uma derrota.

A estrela do garoto de 16 anos brilhou tanto que, mesmo chutando errado, ele acertou. Logo aos nove minutos, ele recebeu passe de Leandrinho na entrada na área e, com a canhotinha que parece ser sua única – e boa – alternativa, chutou sem força. O goleiro Wilson caiu para o lado e aceitou, vendo a bola passar por cima do corpo.

No primeiro tempo, o Santos foi superior. O segundo gol poderia ter saído se Pablo dos Santos Alves não tivesse marcado um toque inexistente de Montillo em contra-ataque. O argentino roubou a bola de Reniê e sairia na cara de Wilson, mas o árbitro viu mão na bola. Em outro lance, Galhardo cruzou da direita e Ayrton isolou para escanteio antes que Thiago Ribeiro mandasse da pequena área a bola para o gol.

Santos e Gabriel ratificaram a noite feliz logo no início do segundo tempo. Aos 10, Cícero tabelou com Montillo, aproveitou o corta-luz do garoto e bateu de direita para ampliar. O camisa 8 não marcava havia cinco jogos – o último tinha sido no dia 21 de junho, no empate por 2 a 2 com o Coritiba.

Continua depois da publicidade

Aos 23 minutos, Gabriel teve mais um momento de consagração. Deu lugar ao recém-contratado Everton Costa (que foi apresentado na sexta e fez sua estreia neste sábado) e foi aplaudido de pé na Vila Belmiro.

O Santos, que sobe para o 12º lugar, com 19 pontos, ainda tem dois jogos a menos, diante de Inter e Náutico, que foram adiados por conta do amistoso contra o Barcelona, vencido pelos catalães por 8 a 0.

Já o Vitória sofreu a segunda derrota consecutiva (na última semana, havia sido goleado por 5 a 1 pelo Cruzeiro) no Brasileirão. Nos últimos cinco jogos, os baianos venceram apenas um, perderam três e empataram outro.