Na véspera do início da oitava edição do Desafio Internacional das Estrelas, o trabalho é exclusivo de um grupo abnegado de amantes da velocidade. Comandados por Claudio Dantas, o Sabiá, 36 mecânicos se revezam nos boxes no kartódromo do Parque Beto Carrero World, em Penha, para aprontar os karts que serão pilotados por Felipe Massa, Fernando Alonso e cia.

Continua depois da publicidade

Diferentemente da 500 milhas da Granja Viana, realizada em dezembro, no Desafio Internacional das Estrelas os karts têm o mesmo chassi ART, homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e os pilotos recebem o mesmo “pacote”, com pneus e peças iguais. Os motores italianos Iame/Barilla, com 125cm³ e 32 cavalos de potência, também serão os mesmos, sorteados na sexta e sábado, para cada uma das duas baterias.

– É sempre um prazer estar aqui. Eu brinco com os mecânicos que isso é como se fosse um “Oscar”, poder trabalhar com pilotos que estão ou passaram pela F-1 – explica Sabiá.

A maioria dos mecânicos é de São Paulo e está acostumada com as provas da categoria escola do automobilismo.

Continua depois da publicidade

Um gaúcho, um mineiro e o catarinense Fábio Martins, 29 anos, são as exceções, além de quatro italianos designados pela fabricante dos chassis. Natural de Joinville, mas morador de Florianópolis, Martins já está acostumado com as provas de caráter festivo. Ele era o chefe da equipe 100% catarinense que disputou a 500 milhas da Granja Viana.

– Fiz um bom trabalho no Desafio no ano passado, viajei para os Estados Unidos, trabalhei em outras provas e me chamaram de novo – conta.

Troféu Chave de Vela está em disputa

Além do trabalho duro, os mecânicos também têm o seu troféu em disputa. O Chave de Vela é ganho pelo mecânico que acompanhar o motor que marcar mais pontos na prova. Isso porque, dependendo do sorteio, ele pode trabalhar com um piloto diferente na segunda bateria. De acordo com Sabiá, essa é a primeira expectativa gerada nos bastidores:

Continua depois da publicidade

– Eles ficam sonhando em trabalhar com determinado piloto, embora tenha dois sorteios. Os preferidos deles são o Lucas Di Grassi, o Vitantônio Liuzzi, o Felipe Massa e o Rubens Barrichello (ausente desta edição) – revela.

Fábio Martins não tem preferência por piloto. Ele só não pode “cair” no sorteio com o catarinense Leonardo Nienkotter, com quem já tem uma parceria na Skusa (campeonato norte-americano masters de kart) e na 500 milhas da Granja Viana.

– Eu só torço que possa dar tudo certo e não quebre nada – explica.

Mas se tem algo que os mecânicos não desejam é a possibilidade chuva na bateria noturna marcada para as 21h45min de sábado. Na última edição, em dezembro de 2011, a chuva apareceu na primeira bateria e eles tiveram que trabalhar até as 4h da madrugada de domingo para colocar os karts em ordem para a decisiva bateria de domingo.

Continua depois da publicidade

Transmissão na TV

SPORTV – Amanhã,18h: treino que define o grid de largada

SPORTV3 – Amanhã, 21h30min: primeira bateria

RBS TV – Domingo,11h: bateria decisiva, no Esporte Espetacular