O vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB) nem sequer assumiu o Executivo, mas algumas mudanças por conta da renúncia de Napoleão Bernardes (PSDB) – que renunciará ao cargo nesta quinta-feira – já começaram a surgir. No início da tarde de hoje, o município confirmou Cesar Botelho como chefe de gabinete, André Espezim como secretário de Comunicação e Relações Institucionais e Júlio Augusto de Souza Filho como procurador geral.

Continua depois da publicidade

A cerimônia de posse deles ocorrerá na sexta-feira, às 9h, no Salão Nobre da prefeitura, e será o primeiro ato de Hildebrandt como prefeito de Blumenau.

Além dessas, outras alterações no primeiro escalão também foram oficializadas: o atual procurador Rodrigo Jansen assumirá como secretário de Controladoria e Transparência, que será criada pelo Executivo – o projeto será enviado como reforma administrativa do município à Câmara de Vereadores na próxima semana. Já Marcelo Althoff, que hoje está à frente da Secretaria de Comunicação, assume a Diretoria Geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Outra mudança é a saída de Juliano Gonçalves da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Oscar Casico Grottmann Filho, atual secretário de Desenvolvimento Social, acumulará a função. Na madrugada desta quarta-feira, Gonçalves anunciou não apenas a exoneração do cargo, como o pedido de desfiliação do Partido Verde. No comunicado, ele deixa claro que sua saída do PV ocorre por conta do retorno de Ivan Naatz ao partido.

A posse de Hildebrandt também traz mudanças à pasta que ele comandava, a Secertaria de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais – que tem o objetivo de gerir as obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A diretora geral, Marli Zieker Bento, assume interinamente a função.

Continua depois da publicidade

Além disso, conforme informações do colunista Augusto Ittner, o presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), Egídio Beckhauser, teria pedido exoneração. O atual dirigente deve ser o coordenador da campanha de Ericsson Luef (PMDB) a deputado federal. Até terça-feira, a saída não havia sido confirmada e a assessoria do vice-prefeito disse que ele não havia recebido o pedido oficialmente.

Napoleão Bernardes deixará nesta quinta de ser prefeito de Blumenau para concorrer às eleições. Às 17h, em cerimônia no Teatro Carlos Gomes, ele assina a carta de renúncia e passa o cargo para o vice Mário Hildebrandt.