A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, da classe 470 feminina, está classificada às Olimpíadas de 2016. A decisão foi tomada após avaliação do Conselho Técnico da Vela (CTV) baseada nos resultados obtidos pelas atletas nas principais competições em 2013, 2014 e início de 2015. Somente em etapas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF), Fernanda e Ana conquistaram quatro títulos em sete etapas disputadas: em 2013 venceram em Miami (EUA), Palma de Mallorca (ESP) e Hyères (FRA). Este ano, a dupla voltou ao topo do pódio na etapa francesa.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre a Olimpíada de 2016

– Estamos muito felizes. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas tudo que passamos até aqui valeu a pena. Só quem nos acompanhou de perto sabe o quanto trabalhamos, a quantidade de coisa que abrimos mão em busca de realizar o sonho de disputar os Jogos Olímpicos no nosso país. É indescritível o que estamos sentindo – afirmou Fernanda, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008.

André Silva: investir no esporte é fundamental

Até este mês, a dupla disputou 18 eventos no ciclo olímpico da Rio 2016. Além das conquistas nas etapas da Copa do Mundo, Fernanda e Ana venceram em 2014 duas competições na Baía de Guanabara, palco da disputa da vela nos Jogos Olímpicos. Elas ficaram em primeiro lugar no Sul-Americano de 470 e na Copa Brasil de Vela. No evento-teste no ano passado, elas terminaram na quinta colocação.

Continua depois da publicidade

Débora Pradella: Brasil cada vez mais bronzeado

– Agradecemos de coração a todos que sempre acreditaram em nós, em especial nossa família e nossos patrocinadores e parceiros. Estamos convocadas, mas o foco continua para conseguirmos representar o Brasil da melhor maneira possível – disse Ana.

Fernanda e Ana disputavam a vaga na Rio 2016 com Isabel Swan e Renata Decnop. Em 16 confrontos diretos entre as duas duplas no ciclo olímpico, as atletas classificadas venceram 15. Foi apenas uma derrota.

No dia 18 de novembro de 2014, a CBVela havia definido a classificação de outras quatro classes com base nos resultados obtidos pelos atletas nas principais competições em 2013 e 2014. Também estão garantidos em Rio 2016, Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX; Jorge Zarif, na Finn; Patrícia Freitas, na RS:X feminina; e Ricardo Winick Santos, o Bimba, na RS:X masculina.

Confira os resultados da dupla no ciclo olímpico:

2013

Campeonato Brasileiro – 1º lugar

Campeonato Sul Americano – 1º lugar

Etapa da Copa do Mundo Miami – 1º lugar

Semana Brasileira de Vela 1º lugar

Etapa da Copa do Mundo Palma – 1º lugar

Etapa da Copa do Mundo Hyeres – 1º lugar

Campeonato Mundial em La Rochelle – 9º lugar

2014

Etapa da Copa do Mundo Palma – 4º lugar

Etapa da Copa do Mundo Hyeres – 6º lugar

Campeonato Europeu – 6º lugar

Campeonato Sul Americano – 1º lugar

Evento Teste – 5º lugar

Campeonato Mundial em Santander – 13º lugar

Copa do Brasil – 1º lugar

2015

Campeonato Norte Americano – 4º lugar

Etapa da Copa do Mundo Miami – 5º lugar

Trofeo Princesa Sofia Palma de Mallorca – 5º lugar

Etapa da Copa do Mundo Hyeres – 1º lugar