A Suécia está há dois anos jogando sem Zlatan Ibrahimovic, mas sua sombra continua pairando sobre a seleção, que estreia na Copa do Mundo da Rússia contra a Coreia do Sul hoje, às 9h (de Brasília), no Estádio de Nizhni Nivgorod, na cidade-sede de mesmo nome, pelo complemento do Grupo F, que teve ontem a vitória do México por 1 a 0 sobre a Alemanha.

Continua depois da publicidade

Desde os anos 2000, os suecos não jogam um grande torneio internacional sem Ibra, que disse adeus à seleção após a Eurocopa da França, em 2016. A Suécia não joga uma Copa do Mundo desde a eliminação nas oitavas de final da edição da Alemanha, em 2006, enquanto a Coreia do Sul vai para a nona participação seguida na competição.

A ausência de Ibra é sentida pela Suécia e gera preocupação em cima do ataque. Nos últimos dois amistosos, contra Dinamarca e Peru, por exemplo, foram dois empates por 0 a 0. O técnico Janne Andersson teve que responder sobre o fato de não ter o atacante na Rússia.

– Eu me tornei técnico da seleção há dois anos, depois disso Zlatan e vários outros jogadores decidiram sair. Eu respeitei. Foi o final de sua incrível carreira pela seleção. Desde então, ele não esteve de forma alguma conosco e também não estará. Não há conexão entre ele e nós, ou qualquer um dos outros jogadores. Estamos trabalhando com esse grupo.

A Coreia do Sul tenta surpreender e a estratégia adotada pelo técnico Shin Tae-yong foi trocar constantemente os números da camisa de seus jogadores no período de treinos e amistosos para confundir os analistas suecos.

Continua depois da publicidade

– A razão pela qual eu mudei é porque não queríamos mostrar tudo ao nosso adversário. Sei que para os europeus é difícil distinguir os asiáticos, por isso que não revelamos os números desde o início – disse.

A equipe asiática ficou no empate por 0 a 0 contra a Bolívia e venceu a Bósnia por 3 a 1 antes de chegar ao Mundial. A Coreia do Sul depositas as esperanças no craque Son Heung-Min, do Tottenham, que vestirá a camisa 7 na Copa, mas que vestiu a 8, a 13 e a 19 nos testes.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA

Olsen; Augustinsson, Granqvist, Lindelof, Krafth; Forsberg, Ekdal, Larsson, Durmaz; Berg, Toivonen. Técnico: Janne Andersson.

COREIA DO SUL

Kim Seung-gyu; Park Joo-ho, Kim Young-gwon, Kim Min-woo, Lee Yong; Ki Sung-yueng, Lee Jae-sung, Koo Ja-cheol, Jung Woo-young; Heung-min Son, Hwang Hee-chan. Técnico: Shin Tae-yong.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Joel Aguilar (El Salvador) apita, auxiliado por Juan Zumba (El Salvador) e Juan Mora (Costa Rica).

DATA E HORA: segunda-feira, às 9h (de Brasília)

LOCAL: Estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod.

TRANSMISSÃO: NSC TV, Sportv e Fox Sports.

MINUTO A MINUTO: NSC Total e DC.