Lages, 16 de março e 16ºC no termômetro da Praça João Costa. Quem teve que levantar cedo para trabalhar ou estudar, se deparou com um começo de dia nada comum para a estação do ano. O calorão dos últimos dias deu lugar a um vento gelado e um ar de ?quase inverno? para a cidade serrana.
Continua depois da publicidade
Na verdade, toda a Serra Catarinense viu as temperaturas despencarem na madrugada desta sexta-feira. Urupema foi a cidade que registrou a menor temperatura, 5,1ºC, seguida de Urubici que registrou 6,2ºC, São Joaquim 6,5ºC e Bom Jardim da Serra, com 6,7ºC.
O operador de máquinas Gilmar da Silva, 21 anos, comemora a aproximação do outono e inverno. Segundo ele, as baixas temperaturas são bem melhores para desenvolver as atividades diárias.
– Com o calorão a gente não consegue nem trabalhar direito, o inverno dá mais disposição – disse.
Continua depois da publicidade
O meteorologista da Central RBS de Meteorologia Leandro Puchalski explica que essa queda de temperatura se deve a uma massa de ar seco que está sobre o Estado.
Durante a noite, a nebulosidade diminui e faz com que as temperaturas caiam na madrugada, porém, durante o dia o sol aparece e eleva as temperaturas.