O governador Jorginho Mello iniciou nesta quinta-feira (20), seu roteiro pela Serra catarinense, com uma série de entregas do Estado para a região. Seu primeiro ato foi a assinatura do decreto que autoriza a concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro, um dos pontos turísticos mais icônicos do Estado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos visitantes, garantindo uma experiência mais segura e agradável. O evento aconteceu em Bom Jardim da Serra e reuniu diversas autoridades locais e estaduais.

“Vamos colocar a Serra catarinense no patamar que ela merece. Temos cidades com vários locais de visitação, bons vinhos e uma culinária espetacular. Precisamos divulgar mais tudo isso e atrair mais turistas para a região. Esse passo que estamos dando hoje aqui com o mirante é o início da transformação que vamos fazer”, disse o governador.

Jorginho Mello destacou ainda a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Continua depois da publicidade

“Do mirante, é possível contemplar a Serra do Rio do Rastro, famosa por seu trajeto sinuoso cortando as montanhas. Essa Serra é um patrimônio natural de Santa Catarina, e queremos proporcionar uma estrutura que esteja à altura de sua beleza. A concessão vai permitir que investidores tragam melhorias, aumentando o conforto e a segurança dos turistas, além de fomentar a economia local com a geração de empregos e renda”, afirmou o governador.

O edital para realização da obra estará disponível para consulta pública em breve, e as empresas interessadas poderão apresentar suas propostas nos próximos meses. Com a conclusão do processo, o governo espera que as obras de melhoria comecem ainda este ano, transformando o Mirante da Serra do Rio do Rastro em um destino turístico de referência nacional e internacional.

Veja fotos dos lançamentos na Serra


Inauguração de quadra em Urupema

Seguindo sua agenda na Serra, o governador esteve em Urupema, onde inaugurou um novo reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A estrutura é feita de aço vitrificado e tem capacidade para 200 mil litros, abastecendo todos os moradores da cidade.

Continua depois da publicidade

Com essa entrega, a água reservada do município vai mais do que dobrar, passando dos atuais 150 mil para 350 mil litros. A construção da unidade começou em outubro de 2023 e o investimento total da Casan com o novo reservatório ultrapassa os R$ 828 mil.

Jorginho também encontrou-se com professores e alunos da Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros, para inaugurar a nova quadra sintética do colégio.

“Só temos a agradecer a visita do governador e também, todo o investimento feito em nossa escola. Com o valor recebido fizemos manutenções e melhorias na unidade, como a construção de um novo muro de arrimo, o piso do ginásio, benfeitorias na cozinha e no laboratório de Ciências da Natureza, além da quadra com grama sintética”, contou a diretora da escola Miriele Borges Leite.

Lançamento de serviço aeromédico em Lages

Em Lages, o governo lançou o serviço aeromédico durante a Estação Inverno. No ato também foram entregues viaturas da Polícia Militar e equipamentos hospitalares para uso durante os atendimentos médicos.

Continua depois da publicidade

“Para reforçar o atendimento de saúde na Serra catarinense durante a temporada de inverno, inauguramos o atendimento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contará com sete profissionais da saúde: cinco médicos e dois enfermeiros, integrando a estrutura de suporte avançado de vida, em parceria com a 5ª Base do Batalhão de Aviação da Polícia Militar aqui de Lages”, afirmou.

Essa integração dos serviços de emergência e segurança pública, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) permitirá que recursos e competências sejam compartilhados entre as duas entidades, otimizando o uso de aeronaves para resgate e transporte médico. Isso é especialmente vital para Lages, uma região que se beneficia enormemente de serviços aeromédicos devido à sua topografia variada e áreas remotas.

O governador explicou que com a união desses serviços, espera-se reduzir o tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e proporcionando atendimento médico rápido e eficiente.

Agenda continua nesta sexta

Nesta sexta-feira (21), a agenda do governador inicia às 10h, em Lages, na Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL), onde será lançado o Energia Boa.

Continua depois da publicidade

“Trata-se do maior programa estadual de fomento à expansão de energia limpa já realizado no País e prevê a construção de seis novas subestações e linhas de transmissão para conectar novas usinas ao sistema elétrico, gerando 19 mil empregos”, explica Jorginho Mello.

Ainda nesta sexta-feira, durante o roteiro de entregas do governador Jorginho Mello na Serra Catarinense, também serão inauguradas duas novas usinas solares em Lages e assinado um termo para viabilizar que as escolas utilizem a energia limpa gerada da companhia.

Outro anúncio é a assinatura da cessão de uso de uma área de 15 mil metros quadrados da Celesc para a Prefeitura de Lages. À noite, haverá a apresentação da Estação Inverno na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, para divulgar as potencialidades da Serra a jornalistas e demais convidados.

No sábado (22), o governador entrega equipamentos de agricultura em São Joaquim.

Leia também

Confira como foi a passagem de Lu Alckmin por Joinville

Jorginho Mello lança programa bilionário de energia limpa nesta sexta-feira

Quem é a jovem de 22 anos que luta pela proteção do planeta: “Geração da crise climática”