A população em Santa Catarina é de 6,727 milhões de habitantes. A frota de veículos emplacados no Estado até agosto deste ano chega a 4,323 milhões. A constatação é simples: existem dois veículos para cada três habitantes em SC.
Continua depois da publicidade
São índices como esse que foram levados em consideração na hora de definir o pedestre como foco da Semana Nacional do Trânsito, que inicia nesta quinta-feira e segue até a próxima semana, dia 25. Durante este tempo, a mobilidade urbana vai permear as discussões em todas as regiões do Estado. Cidades catarinenses como Chapecó, no Oeste, Joinville, no Norte, e Florianópolis têm programações específicas.
O DC acompanha a discussão durante toda a próxima semana. O primeiro dia abre com uma infografia (clique nos itens abaixo) e os flagrantes do trânsito real na galeria de fotos, em que é possível conhecer, tirar dúvidas e lembrar dos direitos e deveres dos motoristas, ciclistas e pedestres e as contribuições de cada um para melhorar a fluidez no trânsito.
O Conselho Nacional do Trânsito (Contran) definiu o tema pedestre para ampliar o conceito da segurança dos mais vulneráveis, incentivando o debate sobre questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres ao invés da estrutura voltada aos veículos. A campanha foi criada em 2010 para promover a valorização da vida, depois de relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Continua depois da publicidade