Em Santa Catarina, as micro e pequenas empresas possuem uma capacidade melhor para superar dificuldades nos primeiros dois anos do negócio. Isso porque no Estado, a cada cem empresas criadas, 76 sobrevivem após esse período. É o que mostra o estudo Sobrevivência das Empresas, divulgado nesta quarta-feira pelo Sebrae.

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De acordo com o levantamento, o percentual do Estado é maior do que a média nacional (75,6%) e está à frente também dos outros estados da região Sul (75% no Paraná e no Rio Grande do Sul).

– Isso confirma também o fortalecimento do mercado e uma legislação mais favorável aos pequenos negócios – analisa o gerente de Comunicação e Mercado do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras.

Segundo o estudo, em SC, Jaraguá do Sul é a cidade onde os negócios têm a maior longevidade; cerca de 83% das empresas de micro e pequeno porte sobrevivem aos dois primeiros anos. Na Capital a taxa é de 70%.

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Região Sul é a segunda no ranking nacional

No restante do país, a região com maior número de empresas que vencem a barreira dos dois anos de vida é a Sudeste, com 78% e onde também se concentra a maior quantidade de pequenos negócios. Em seguida está o Sul do país, com taxa de 75,3%, depois o Centro-Oeste (74%), Nordeste (71,3%) e Norte (68,9%).

O levantamento do Sebrae tem como base o estudo de sobrevivência das empresas feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) junto a 15 países e que considera ativa a empresa que tem ao menos um funcionário. O censo feito pelo Sebrae considera ativa a empresa que está em dia com a declaração fiscal junto à Receita Federal.

Na referência mundial, a taxa mais alta é da Eslovênia, com 78%. Para a entidade brasileira, ao atingir 76% de sobrevivência nos primeiros dois anos, o Brasil supera países como o Canadá (74%), Áustria (71%), Espanha (69%), Itália (68%), Portugal (51%) e Holanda (50%).

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Confira as dicas para a sobrevivência da empresa:

1. Planeje-se sempre

2. Respeite a capacidade financeira da empresa

3. Não misture as finanças da empresa com as pessoais

4. Fique de olho na concorrência

5. Prospecte novos fornecedores

6. Tenha controle do estoque

7. Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias

8. Inove mesmo que seja um produto/serviço de sucesso

9. Invista sempre na formação empresarial

10. Seja fiel aos valores pessoais e do negócio

Fonte: Sebrae