A preparação para o Campeonato Catarinense de 2019 começou com mistério no Joinville. Na tarde desta quinta-feira, o clube iniciou a pré-temporada, mas não revelou quantos e quais jogadores foram contratados. Os únicos anúncios feitos foram dos novos membros da comissão técnica, por meio do site oficial: Danilo Portugal, auxiliar técnico, e Renan Capra, preparador físico.

Continua depois da publicidade

Danilo veio a partir de uma indicação do técnico Zé Teodoro. Segundo o gerente de futebol Agnello Gonçalves, é um profissional que atendeu a linha de trabalho do clube. Ele não terá cargo fixo no clube, como gostaria o JEC, mas será o homem de confiança de Zé Teodoro.

Antes do Tricolor, ele trabalhou no sub-23 do Atlético-GO. Como atleta, jogou por Goiás, Ponte Preta, Brasiliense, Botafogo-SP e Fortaleza, clube no qual foi campeão cearense com Zé Teodoro.

Já Renan Capra vem do Fortaleza, clube que defendeu no ano passado. Ele será o substituto de Alexandre Irineu, que pediu demissão do cargo há três semanas. Ele é sobrinho do ex-técnico do Joinville, Paulo Bonamigo — inclusive, carrega no sobrenome o parentesco (Renan Renato Bonamigo Capra).

Eles se apresentam junto com o treinador Zé Teodoro na próxima segunda-feira.

Continua depois da publicidade

E os reforços?

Em relação a contratação de jogadores, nenhuma informação foi divulgada por Agnello Gonçalves. Segundo ele, há atletas no CT, mas o Joinville vai esperar as avaliações médicas e a inscrição dos jogadores no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para anunciá-los oficialmente no site do JEC.

— Não vou revelar nomes, nem quantidade porque é esta a política do clube. Mas a ideia é que na próxima semana vocês (da imprensa) já possam conhecer estes jogadores.

O mistério também se manteve em relação aos valores que o Joinville pretende investir para a formação do elenco para o Campeonato Catarinense.

— É um valor muito baixo e preferimos não divulgar. Certamente, teremos a folha salarial mais enxuta entre os cinco grandes.

Continua depois da publicidade

Sobre o perfil dos atletas, Agnello informou que são jogadores que estavam parados e alguns deles disputaram a Série C. O Joinville ainda procura atletas que estão jogando a Série B e não renovaram contrato com seus respectivos clubes.

—A realidade é que tentar garimpar um talento neste momento do Joinville é uma arte — encerrou o gerente.