O V8 despeja potência, solta os 450 cavalos. A troca de marchas do câmbio S-tronic de dupla embreagem e sete velocidades é imperceptível. A tração quattro, os freios com disco de cerâmica e ABS e o controle de estabilidade (ESC) ajudam a engolir as curvas de Zeltweg e sair mais forte para a próxima reta.
Continua depois da publicidade
Foram seis voltas que trouxeram à memória momentos inesquecíveis dos bons tempos da Fórmula-1 com Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost ou a discutível passagem de Michael Schumacher por Rubens Barrichello que deu a vitória ao alemão no GP da Áustria de 2002.
A apresentação internacional da Audi RS4 Avant se dividiu entre o autódromo que pertence à Red Bull e quase 200 quilômetros pela região dos Alpes austríacos. Foi marcada por velocidade no autódromo e versatilidade na estrada, com belas paisagens.
Continua depois da publicidade
Força, conforto e alta tecnologia
O comportamento da station na pista é de um carro de corrida. Na estrada, é um luxuoso, confortável e seguro automóvel. Além do Dinamic Ride Control, que rebaixa a altura da carroceria em 20 milímetros, no módulo esportivo, o ajuste permite o aproveitamento máximo do conjunto.
A direção firme, a suspensão perfeita, os freios eficientes e a distribuição de força nas curvas aliados à potência e às respostas rápidas do motor garantem fortes retomadas de velocidade e chegar aos 210 quilômetros por hora no autódromo com sobra no acelerador. Na sequência, reduzir para 100 km/h e 70 km/h, em menos de 200 metros, e acelerar novamente.
Os traços estéticos de esportividade da RS4 avant estão no logotipo, nos detalhes cromados dos mostradores do painel e nos comandos que ajustam o comportamento do carro em diferentes situações.
No modo conforto, em trechos urbanos ou na rodovia, a paisagem passa depressa e a station flutua. Os sistemas eletrônicos facilitam a condução, como o adaptativo, que mantém a distância do carro à frente, reduz a velocidade ou freia no caso de necessidade.
Continua depois da publicidade
* Gilberto Leal viajou para Zeltweg a convite da Audi Brasil