Já faz algumas semanas que tô numa vibe artesanato e decoração. Até me afastei um pouco da cozinha de tão obsessiva que me tornei pelo assunto. Mas, enfim, fuçando alguns blogs encontrei o blog Coisas da Léia, e a criadora dele já foi até personagem de uma matéria nossa aqui no jornal.
Continua depois da publicidade
:: Confira outras receitas do Na Panela
Entre artesanato e dicas de decoração, eis que me deparo com uma aba que dá para uma página só de receitas! Amei na hora. Encontrei uma receita super fácil de pão caseiro e lembrei do café maravilhoso que ela nos serviu no dia da visita. Pra combinar com o café, nada melhor que um pãozinho delícia, uma das coisas que ainda quero muito aprender a fazer nesta vida. Léia, vou testar sua receita e te dou um feedback, tá? Ah, será que dá pra trocar a farinha por farinha de trigo integral, alguém sabe?
Pãozinho caseiro da Léia
Continua depois da publicidade
:: Ingredientes
1 copo (americano) de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) bem cheia de sal
5 g de fermento biológico granulado ou 1/2 pacote
40 ml de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
600 g de farinha de trigo
1 gema
:: Modo de Fazer
Bata todos os ingrediente no liquidificador, menos a farinha de trigo e a gema. Numa bacia grande, peneire a farinha de trigo e acrescente a ela a mistura do liquidificador, até desgrudar da mão. Se for necessário, acrescente mais farinha de trigo. Faça pequenos pãezinhos, coloque-os em uma forma retangular grande, não precisa estar untada, e cubra com um pano levemente úmido. Coloque-os para crescer em local abafado e quente até dobrarem de volume.
Quando tiverem dobrado de tamanho, tire a toalha e ligue o forno a 200º C.
Quando estiverem quase dourados, faça uma mistura da gema com uma colher de água e, com um pincel, passe sobre os pães. Retorne a forma ao forno para dourar. Assim que estiverem bem dourados, estarão prontos.
Dicas:
Se o tempo não ajudar, ligue o forno por um minuto e desligue.
Geleia, manteiga, queijo ou presunto podem ser ótimos acompanhamentos! Ai, que fome…