Yes, nós temos bananas. Yes, eu amo banana. Yes, a receita de hoje leva banana! Já ouviram falar da torta banoffee?
Continua depois da publicidade
Leia também:
>> Veja outras receitas do Na Panela
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook
Pois bem, a tansa aqui só descobriu o nome certo desse, até então, pavê delícia, há pouco tempo. A Banoffee é uma sobremesa de origem Inglesa, datada de 1972, e o seu nome foi construído com a junção das palavras “banana” e “toffee” (que neste caso é o leite condensado cozido na panela de pressão). Era o doce preferido de Margaret Thatcher, mas sem a Nutella.
Bom, mas já me deliciava antes de saber como a sobremesa havia sido batizada, então, tá valendo. E pra quem ficar com vontade, mas não estiver disposta a colocar a mão na massa, aqui vai a dica: amanhã, no Parque Gastronômico Maricota, que fica ali no Beira-Mar de São José, vai rolar encontro de food trucks e lá vai ter tortinhas banoffee no potinho, pra comer no local ou levar pra casa ou as duas coisas!
Mas pra quem tem um pouco mais de disposição, aqui vai a receita:
Torta Banoffee com Nutella
Ingredientes:
Meia xícara (chá) de manteiga amolecida
1 pacote de biscoito maisena moído
1 lata de doce de leite em ponto de corte
3 xícaras (chá) de bananas maduras e firmes em rodelas
400g de Nutella
Raspas de chocolate para decorar
Para o Chantilly:
1 e ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) rasadas de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo:
Para fazer o chantilly, bata, na velocidade mínima da batedeira, o creme de leite com o açúcar de confeiteiro e a essência até obter um creme liso e espesso. Reserve.
Continua depois da publicidade
Misture a manteiga com o biscoito até obter uma farofa úmida. Com essa farofa, cubra o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível de 24cm. Em seguida, cubra essa base com a Nutella, pique as bananas e acomode-as por cima. Coloque uma camada do doce de leite, mais uma de banana e finalize com o chantilly. Salpique as raspas de chocolate por cima e leve para gelar.
Dicas:
Doce de leite bom mesmo a gente só consegue quando cozinha a lata de leite condensado na panela de pressão. Pra isso, basta colocar a lata na panela, cobrir com água e deixar cozinhar por meia hora depois de começar a pressão. Desligue o fogo, espere esfriar completamente antes de abrir a lata.
O chantilly pode ser comprado pronto, não tem problema, porém o sabor nunca é o mesmo.
E, por último, mas não menos importante, você pode trocar o biscoito maisena por Negresco ou qualquer outra bolacha de chocolate. Fica uma delícia!
Continua depois da publicidade