Não sou gaúcha, mas casei com um e adoro churrasco. Há pouco tempo me apaixonei por uma das iguarias que acompanha a carne, o chimichurri. O apego foi tanto que um bom chimichurri me faz dispensar até a carne, como só com pão e fico satisfeita (tenho testemunhas).

Continua depois da publicidade

:: Confira outras receitas do Na Panela

Bom, pra quem cresceu comendo churrasco seco de bisteca feito pelas tias em uma churrasqueira improvisada com tijolo, ter um pão ou molho acompanhando já é a glória.

Descobri uns dias atrás que a origem do molho tem duas versões. A primeira é de que foi criado por um comerciante de origem inglesa ou irlandesa chamado Jimmy Curry. A segunda é que sua origem estaria na palavra basca “tximitxurri”, que significa mistura.

Continua depois da publicidade

Bom, pra mim, tanto fez quem inventou, hoje me interessa mais quem o prepara da melhor forma. E a receita do dia é de um especialista, o Paulo Cunha, do Las Leñas Parrilla Uruguaya, que fica lá no shopping Iguatemi.

Ingredientes:

1 cebola cortada em pedacinhos pequenos

1 ramo de salsinha cortada em pedaços

1 pimentão verdade cortado em pedacinhos pequenos

100 ml de vinagre

750 ml de vinho branco

50 ml de óleo de soja

1 colher(sopa) de alho processado

2 pitadas de pimenta moída

2 pitadas de páprica

2 folhas de louro picadas

Preparo:

Misture a páprica, o louro e a pimenta e reserve. Esta mistura chama-se adobo. Adicione em uma bacia grande a cebolinha e a salsinha, juntamente com o pimentão verde. Incorpore os ingredientes misturando-os com as mãos. Acrescente na bacia o adobo, o alho processado e a cebola. Misture bem. Acrescente o vinagre, o óleo de soja e o vinho escolhido. Incorpore bem os ingredientes, misturando. É só colocar a mistura em um pote, com tampa, e guardar na geladeira por 24h antes de servir.

Dicas:

Você pode consumir o molho sobre a carne ou para temperar outros pratos.