As duas coisas que mais me dão prazer nesse mundo são fofocar e cozinhar. Como se já não bastasse dividir com as minhas amigas do Na Ponta da Língua tudo o que rola na vida dos famosos, agora, vou dividir com vocês algumas dicas açucaradas que uso na Empório do Doce. E como a vida não é feita só de leite condensado, vou ensinar alguns truques da cozinha salgada também. Mas como não sei tudo, conto com a ajuda de vocês e, volta e meia, de algum chef que possa nos ajudar nos desafios que a culinária nos apresentar.

Continua depois da publicidade

E pra abrir com chave de ouro a coluna, a receita vai ser preguiçosa, pra combinar com o final de semana que promete ser nublado. Um bolo de canela com brigadeiro de banana que, na hora do café, fica um escândalo. Vem comigo!

Bolo rápido de canela

Ingredientes:

Continua depois da publicidade

3 ovos

1 e meia de açúcar

2 copos de farinha de trigo com fermento

1 colher (sopa) de manteiga

1 copo de leite

1 colher (sopa) de canela

Modo de fazer:

Bata o açúcar, os ovos, o leite por 3 minutos no liquidificador. Coloque a farinha e a canela em uma vasilha e vá acrescentado, aos poucos, a mistura do liquidificador. Mecha até ficar uma massa homogênea.

Unte uma forma de 24cm com margarina e farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos ou até que passe no teste do palito. Desenforme e parta o bolo ao meio, para rechear.

Brigadeiro de banana

Ingredientes:

1 lt de leite condensado

50gr de creme de leite

50gr de chocolate branco

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

2 bananas amassadas

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Mexa até que comece a ferver e a massa esteja desgrudando do fundo da panela. Com o brigadeiro ainda morno, despeje a metade sobre uma das camadas do bolo, para recheá-lo, e a outra metade em cima, como cobertura.

Continua depois da publicidade

Dicas:

:: Acenda o forno e unte a fôrma: Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo da massa. E o ideal é o forno pre-aquecido a 180ºc. Mais ou menos que isso pode prejudicar o crescimento do bolo.

:: Peneire os itens secos para não empelotar e evitar que “algum corpo estranho” caia na sua massa.

:: Prefira usar leite, manteiga e ovos na temperatura ambiente.

:: Use um pano seco para cobrir o bolo e prefira colocá-lo, primeiro, em cima do fogão e não diretamente em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.

Continua depois da publicidade