A cada eleição, a Justiça Eleitoral oferece serviços digitais que buscam facilitar a vida dos eleitores e também de quem atuará nas Eleições 2022. Os aplicativos disponíveis são: e-Título, assistente virtual chatbot, Mesário, Boletim na Mão, Resultados e Pardal. Os aplicativos podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Além disso, as páginas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm publicado textos em linguagem simples, com informações importantes para que todos possam participar das eleições com segurança e confiança.
A seguir, veja detalhes de cada aplicativo:
e-Título
O e-Título consiste na via digital do título eleitoral. Além de informar o local de votação, possui ferramentas de geolocalização, as quais guiam o cidadão até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo também emite certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e de guia para o pagamento de multas, entre outras funcionalidades. Esses documentos podem ser obtidos a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. E quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderá utilizá-lo para justificar a ausência.
Continua depois da publicidade
Ipec: Jorginho e Moisés mantêm-se à frente e podem disputar o 2º turno em SC
Ao acessar o app, basta a pessoa inserir o número do título ou do CPF, o próprio nome, os nomes da mãe e do pai, além da data de nascimento e seguir os passos indicados. Feito isso, o eleitor terá no celular ou tablet todos os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título.
Assistente virtual chatbot
Os eleitores também têm à disposição o assistente virtual chatbot, que conta com um menu de dezesseis tópicos, que vão desde as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até como verificar o local de votação. Há no chatbot, ainda, um serviço denominado “Fato ou Boato?”, voltado ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro.
Ipec: Jorginho vence maioria das simulações de 2º turno
Ali, o usuário terá acesso a determinados conteúdos já desmentidos por agências de checagem consagradas como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, eliminando, assim, a desinformação. Esse “Tira-Dúvidas” é fruto de uma parceria da Justiça Eleitoral com o WhatsApp e basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 aos seus contatos do WhatsApp.
Pardal
O aplicativo Pardal permite aos usuários atuarem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular. As denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral e o Ministério Público no combate aos ilícitos. O aplicativo possibilita fazer a denúncia em tempo real. Após baixar a ferramenta, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Queixas sobre urnas devem ser registradas com presidente da mesa, não em aplicativo do TSE
Entre as situações que podem ser denunciadas estão a prática de propaganda irregular e a participação de algum servidor público em um ato de campanha durante o horário de expediente.
Boletim na mão
O app permite a qualquer cidadã ou cidadão conhecer os resultados apurados nas urnas diretamente do celular, pois faz a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet.
É falso que 70% do processo eleitoral seja terceirizado e que terceirização comprometa eleições
O app fornece, de forma rápida e segura, todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BU) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos pelos candidatos em cada seção eleitoral.
Resultados
O aplicativo permite acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Ele também informa quem foi eleito e quem foi para o 2º turno. Após a instalação no dispositivo móvel, basta adicionar a unidade da Federação e o estado sobre o qual se quer saber o resultado. Feito isso, o usuário poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos em disputa.
Continua depois da publicidade
Mesário
O aplicativo Mesário não só se destina à capacitação de mesários e mesárias para atuarem nas mesas receptoras de votos antes das eleições, como também lhes permitirá o acesso rápido e fácil às informações durante o dia dos trabalhos eleitorais.
30 fatos das Eleições 2022 para saber antes de votar:
Leia também:
Colunistas divulgam e analisam 3ª pesquisa Ipec em SC; confira
Liberado app para apuração independente dos votos em SC
Não houve redução de seções eleitorais em 2022; autora de post usou metáfora com mortes por Covid