A ONG Viva Bicho, que atualmente conta com 800 animais em seu abrigo, trabalha há quase 10 anos na proteção animal em Balneário Camboriú, e há cinco iniciou o projeto de castração. Hoje com aproximadamente 6 mil animais castrados, sendo este o maior foco, e sem dúvida o maior resultado. Isso comprovadamente aqui, e em qualquer parte do Brasil e do mundo.
Continua depois da publicidade
Acredito que não se reduz o número de animais abandonados, sem um bom programa de castração! Essa é a maior forma de evitar ninhadas indesejáveis, contribuindo também para a diminuição dos maus tratos, controle de zoonoses, e uma série de outros fatores relacionados a animais nas ruas, e o abandono. Vai além de proteção animal, trata-se de saúde pública.
Dentro desse foco, buscamos sempre a adoção consciente de nossos animais, para que saiam do abrigo para um lar, e que não voltem mais para as ruas, vivenciando o que já passaram. Antes de adotar qualquer animal, as pessoas devem ter consciência de que viverão no mínimo 10 anos, e ao longo deles os cuidados mínimos são necessários e obrigatórios inclusive perante a lei, dentro da posse responsável, que é manter o animal em bom estado de saúde, fornecer tratamento veterinário, manter em dia o esquema de vacinação, dar uma alimentação adequada, não privar a vida do animal em correntes, no sol, ou chuva, e diversos outros pontos que podem negligenciar de alguma forma a vida do animal que foi levado para tornar-se membro da família!
Tudo dentro da legislação federal, estadual e municipal. Infelizmente o número de animais abandonados ainda é assustador, ninhadas descartadas, animais se reproduzindo e principalmente, a falta de cuidado e responsabilidade das pessoas.
Continua depois da publicidade
Buscamos sempre conscientizar as pessoas na hora da escolha de um animal, promover palestras sobre os assuntos que envolvem o abandono, e sempre, batalhar pelo controle de natalidade, reduzindo o número de animais nas ruas e fazendo com que tenhamos mais resultado.
Penso que num futuro próximo, iremos colher bons frutos, de um trabalho sério, que busca diminuir o número de animais nas ruas, e junto disso, os maus tratos, e o abandono. Temos como objetivo principal promover aos nossos animais uma melhor qualidade de vida e maior chance de encontrarem bons lares, com amor e principalmente respeito.
* Bianca Ribas é estudante de Medicina Veterinária e voluntária da ONG Viva Bicho, de Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade