Com planos de promover a maior deportação em massa da história, Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). No país, cerca de 11 milhões de imigrantes vivem em situação irregular, sendo 230 mil brasileiros. O número de pessoas do Brasil que podem ser deportadas do país norte-americano é quase igual a população de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, com 225.281 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Com informações do O Globo

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Logo no seu primeiro discurso do cargo, Trump declarou emergência nacional da fronteira Sul dos EUA, anunciou a mobilização das Forças Armadas ao local e disse que retomará a política “fique no México”, lançada durante seu primeiro mandato.

— Todas as entradas ilegais serão impedidas e vamos começar o processo de retorno de milhões e milhões de imigrantes criminosos de volta para o lugar de onde vieram. Vamos recolocar a política de “fique no México”. Vamos acabar com a prática de capturar e liberar. Vou mandar tropas para as fronteiras do Sul para impedir essa invasão desastrosa que vem ocorrendo em nosso país — afirmou.

O republicano também anunciou durante o seu discurso de posse que invocará a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, medida usada apenas três vezes na História, todas durante períodos de guerras conflagradas. 

Continua depois da publicidade

Como foi a cerimônia de posse de Donald Trump na volta à presidência dos Estados Unidos

A legislação  permite a detenção e expulsão arbitrária de pessoas com base apenas na sua origem, sem passar por um juiz de imigração. No passado, a medida foi responsável por deportar dezenas de milhares de imigrantes e seus familiares nascidos nos Estados Unidos, além de jogar 37 mil em campos de concentração.

— De acordo com as ordens que assinei hoje, também designaremos os cartéis como organizações terroristas estrangeiras. E, invocando a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, instruirei nosso governo a usar todo o imenso poder das forças policiais federais e estaduais para eliminar a presença de todas as gangues estrangeiras e redes criminosas que trazem crimes devastadores para nós, solo, incluindo nossas cidades e centros urbanos.

Veja fotos da posse de Trump

Leia mais

Tudo sobre a posse de Donald Trump, bilionário que volta à presidência dos Estados Unidos

Donald Trump: Quem está na seleta lista de confiança do presidente dos EUA

Migração, fim de impostos e aborto: as promessas de Trump para o novo mandato nos EUA