Um levantamento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) aponta para 2021, na melhor das hipóteses, a conclusão da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A construção é feita pela Autopista Litoral Sul, concessionária da BR-101. O principal objetivo do novo trecho é retirar o trânsito pesado da rodovia e diminuir o tráfego e os riscos no ponto entre Biguaçu e Palhoça.
Continua depois da publicidade
A última promessa da Autopista é de entregar o Contorno no final de 2020, mas este prazo foi alterado outras vezes: começou em 2012, passou para 2015, depois 2017 e 2019. Pelo levantamento da Fiesc, os investimentos feitos até o momento correspondem a 25% do montante global necessário. Não foram iniciadas ainda as construção de 11,3 quilômetros de obras de artes especiais, entre elas, pontes (5 unidades), viadutos (12 unidades) e túneis duplos (4 unidades), além da implantação de 20,7 quilômetros de rodovia, a pavimentação de outros 32,9 quilômetros e a construção de quatro grandes interseções.
A análise feita pelo engenheiro Ricardo Saporiti aponta ainda que os serviços em andamento compreendem 70% do total do Contorno. Saporiti percorreu o trecho inteiro nos meses de outubro e novembro com o apoio de um drone. Veja as imagens abaixo.
Ouça a reportagem de Renato Igor:
Continua depois da publicidade