Os times pequenos no Campeonato Catarinense 2018 — os que não estão nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro — estão em desvantagem em relação aos pênaltis marcados até agora. Passadas 14 rodadas do Estadual, os árbitros apontaram 17 vezes para a marca da cal agora. Deste total, os pequenos têm menos penalidades a seu favor e mais contra. São considerados pequenos Brusque, Concórdia, Hercílio Luz, Inter de Lages e Tubarão. Os grandes são Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.
Continua depois da publicidade
Em relação aos pênaltis a favor, os pequenos tiveram sete cobranças, ante as 10 marcadas para as equipes consideradas grandes. Nas penalidades contra, os menores também ficam em desvantagem. Das 17 marcações, 11 fizeram os goleiros dos pequenos ficar diante dos cobradores.
No entanto, há time pequeno entre os que mais tiveram pênaltis a favor. O Concórdia se junta a Criciúma e Joinville, com três penalidades a favor cada. O único time que não teve pênalti contra até agora foi a Chapecoense. O Tubarão, por sua vez, é o time em pior situação. O Peixe é o único que não teve penalidade máxima a seu favor e é o time que mais teve contra, foram cinco cobranças – uma a menos que o somatório dos grandes.
Dos 17 pênaltis até agora, apenas uma não resultou em gol – Élvis, do Criciúma, parou no goleiro Belliato, do Tubarão, em duelo pela 13ª rodada. Do total de penalidades máximas, 76,5% foram marcadas por causa de falta no interior da grande área.
Continua depois da publicidade
E foi de pênalti que a artilharia do Campeonato Catarinense 2018 ficou empatada. Antes deste fim de semana, Rafael Grampola tinha um gol de vantagem sobre Lima. No encontro entre Joinville e Hercílio Luz, nesta 14ª rodada, o centroavante do JEC anotou um. Porém, o veterano atacante fez dois gols, sendo o último em batida de penal, e a disputa particular está empatada em oito tentos para cada atleta.
Confira a tabela do Catarinense 2018
Leia mais notícias sobre o Catarinense 2018