Longe das telas há algum tempo, a atriz Nívea Maria contou ao NSC Total que está em busca de personagens diferentes, que fogem do estereótipo que geralmente pertence à dramaturgia televisiva. É por isso que ela se encontrou ao interpretar a personagem principal da peça “Norma”, que chega com duas sessões a Florianópolis nos dias 16 e 17 de novembro, no Teatro Ademir Rosa (CIC).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Mais de 20 anos depois da criação, a temporada da nova montagem de “Norma” está sendo recebida em todo o Brasil com plateias lotadas. O espetáculo, com a direção de Guilherme Piva, tem também o ator Daniel Rocha em um dos papéis principais.
Peça de teatro com Nívea Maria chega a Florianópolis em novembro
O texto de Dora Castellar e Tônio Carvalho traz a história de Norma (Nívea Maria) e Renato (Daniel Rocha), dois seres humanos que se movimentam de forma muito diversa pela vida. Ela é rígida, segue padrões, “leis” e códigos. Ele se permite correr riscos, fazer escolhas, mudar e renascer.
Continua depois da publicidade
Veja fotos dos atores
Confira a entrevista com Nívea Maria:
Nívea, como a peça Norma chegou para você?
Eu recebi um convite para fazer a leitura da peça Norma e, na metade da leitura, eu já estava encantada com o texto, com o conteúdo da peça e com os personagens… A atualidade dos diálogos que a peça tinha. Enfim, não teve como, depois da leitura, eu não aceitar. Eu queria fazer a Norma de qualquer maneira.
E a Norma, personagem, como chegou em você? O que te atraiu para aceitar o papel?
Bom, o personagem Norma, eu acho que chegou na hora certa, para a atriz certa. Eu estou buscando, nesse momento da minha carreira, personagens diferentes, que saem do estereótipo dos personagens que normalmente a dramaturgia, por exemplo, televisiva, faz. Nesse personagem, a responsabilidade do texto que ela diz, é muito grande. Eu fiquei realmente impactada com o comportamento da personagem. Na verdade, é um presente para mim. A personagem é muito parecida com a Nívea Maria, mas é ao mesmo tempo muito diferente. Eu acho que é por isso que deu certo e acho que na montagem o público vem aceitando de maneira muito carinhosa, muito emocionante e eu estou muito feliz.
Como foi o processo criativo de construir a personagem?
Eu sou uma atriz muito observadora, uma atriz que gosta de olhar no olho do outro, então toda vez que eu crio um personagem, são as memórias de pessoas e de diálogos que eu tive com as pessoas que me ajudam a criar o personagem para ele ficar muito verdadeiro. Então, a minha preocupação o tempo inteiro era tornar a Norma muito verdadeira e que ela chegasse no coração de quem estava assistindo; o que ela diz, o que ela reconhece, o que ela sofre. Assim é a minha maneira de criar personagens: com a verdade.
Continua depois da publicidade
A peça Norma estreou em 2002, e agora retorna em nova montagem. Há diferenças no texto?
O texto da peça é igual. Não houve modificação nenhuma no texto. O que diferencia a montagem do espetáculo com a direção do Guilherme Piva, genial, é exatamente a verdade. É exatamente o despir dos personagens, a gente está ali com uma verdade muito grande.
E o público, como vem reagindo à peça? Na sua opinião, qual é o tema principal de Norma, e como ele conversa com o público?
O público vem reagindo de uma forma que emociona muito nós atores que estamos no palco. Ele [o público] caminha junto com a gente. A peça é um turbilhão de emoções: fala da solidão, da dor, da ausência, revolta, fala de preconceito, fala de de aceitação… Enfim, ela é muito de verdade e eu acho que é isso que atrai o público. Ele sai muito feliz, que é o objetivo da gente.
Nívea, são 60 anos de carreira, trabalhando em vários formatos. Como o teatro se difere, para você enquanto artista da televisão e do cinema?
Esses 60 anos de carreira tem me trazido só coisas boas, não só através do sucesso dos meus trabalhos, mas também quando eles não não fazem tanto sucesso, porque é uma experiência, é uma vivência. E para mim a importância do teatro é as pessoas que me acompanharam tantos anos através da telas possam hoje me encontrar pessoalmente, olhar nos olhos. Sentir a a alegria, a emoção que eles sentem ao conhecer a gente me faz sentir muito feliz e com muita responsabilidade também, porque eles mostram uma valorização do meu trabalho e, mais do que nunca, eu tenho que respeitar isso e fazer cada vez melhor.
Como tem sido trabalhar em produções para o streaming? Sente falta da rotina das novelas?
Na verdade, hoje eu vejo o meu trabalho como uma missão, porque eu já experimentei tantas formas, tantos personagens diferentes que qualquer maneira que eu possa levar cultura ao público através da interpretação dos meus personagens sobre qualquer meio, televisão, teatro, cinema é uma coisa que eu acho que é uma missão hoje para mim. Eu estou muito feliz, com saúde, com muita energia e querendo cada vez mais levar cultura para esse país, que nos acolhe tão bem. Em todos os estados, em todas os lugares onde a gente foi eu vejo que há uma carência de conhecer o teatro, conhecer textos diferentes e histórias diferentes.
Continua depois da publicidade
Nívea, já esteve em Floripa ou em Santa Catarina? Tem lembranças boas de SC?
Eu já estive em Floripa a passeio. Já curti muito as praias do litoral de Floripa. O público é muito carinhoso comigo, é muito leve, é muito alegre.
Que recado você deixa para o público que quer te assistir, no dia 16 e 17?
Eu estou muito ansiosa para levar o espetáculo Norma no dia 16 e 17 e ver esse público pessoalmente, assistindo um personagem diferente representada pela minha pessoa e pelo Daniel Rocha, com a direção do Guilherme Piva. Eu espero todos vocês. Tenho certeza que vai acrescentar, e vai fazer vocês pensarem um pouco mais na vida. Um beijo grande para todos. Espero todos vocês.
Os ingressos para assistir à “Norma” estão a partir de R$ 140 (inteiros), e podem ser adquiridos no site da Disk Ingressos. Sócios do Clube NSC têm desconto de até 40% sobre o valor.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
De roda-gigante a Bosque da Neve, confira as atrações para o Natal de Joinville 2024
Espetáculo inédito de Natal marcará chegada do Papai Noel a shopping de Blumenau
Arena Opus recebe Armandinho para show imperdível neste sábado