Como representante do Brasil, o Corinthians foi o vencedor do primeiro Mundial da Fifa, disputado no país em 2000. Mas a disputa de 12 anos atrás não tem o mesmo prestígio do atual torneio. Agora campeão da Libertadores, o time paulista está a um passo da glória maior. Depois de conquistar o seu continente e passar pelo representante da África, a equipe de Tite será uma legítima campeã do mundo se superar o poderoso campeão europeu Chelsea. O duelo, no Estádio de Yokohama, está marcado para as 8h30min (de Brasília) deste domingo. RBS TV, Band, SporTV e Bandsports transmitem a decisão.

Continua depois da publicidade

Autor do gol na vitória por 1 a 0 sobre o Al Ahly, na semifinal, o peruano Guerrero destaca que o time brasileiro não pode pensar apenas em segurar os ingleses.

_ Não dá para pensar só defensivamente. O Corinthians tem que fazer seu futebol. Tem que pensar que o Chelsea comete erros. Temos que nos aproveitar disso.

Destaque na conquista da Libertadores, Emerson Sheik teve atuação apagada diante dos africanos. Neste domingo, ele é uma das esperanças da nação corintiana.

A história do Mundial de Clubes

Continua depois da publicidade

O Mundial de Clubes como é conhecido hoje, com os campeões de todos os continentes, só começou a ser disputado em 2000. Mas a fórmula atual da Fifa somente se tornou oficial em 2005. Antes disso, o torneio era chamado de Taça Intercontinental e reunia apenas os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.

Nas primeiras edições, a partir de 1960, as disputas eram organizadas em duas ou até três partidas, jogadas na América do Sul e na Europa. A partir dos anos 1980, a montadora japonesa Toyota passou a patrocinar o torneio, organizando a disputa com a Conmebol e com a Uefa, tendo Tóquio, no Japão, como sede. Foi então que se iniciou o modelo de jogo único para definir o campeão mundial.

A Taça Intercontinental foi disputada até 2004, mas em 2000 a Fifa já organizou um evento paralelo no Brasil, com campeões de todas as confederações, disputado em fase de grupos e final.

Atualmente, todos os jogos são eliminatórios, e os campeões sul-americano e europeu entram direto na semifinal.

Continua depois da publicidade

Em oito edições do Mundial de Clubes da Fifa, os times europeus conquistaram cinco títulos, contra três dos sul-americanos. Desde 2006, quando o Inter venceu o Barcelona e ganhou a competição, um clube sul-americano não levanta a taça.

Os brasileiros campeões:

Santos

1962/1963

Flamengo

1981

Grêmio

1983

São Paulo

1992/1993/2005

Corinthians

2000

Inter

2006