Foi uma partida muito disputada no estádio Forquilhão entre o anfitrião Independente de São José e o atual bicampeão de basquete de Santa Catarina, o Blumenau. O jogo, na noite desta quinta-feira (07), marcou o começo do campeonato estadual, este ano com uma estrutura maior e 13 equipes participantes. Autoridades do município e da Federação de Basquete estavam presentes na cerimônia.
Continua depois da publicidade
Apitaram a partida os árbitros catarinenses Cristiano Maranho e Guilherme Locatelli, únicos representantes brasileiros na arbitragem do basquete nas Olímpiadas Rio 2016. O São José venceu a partida por 77 a 71, mas durante a partida, parecia que os visitantes iriam estragar a festa.
Blumenau chegou a abrir 8 pontos de vantagem e estava dominando o jogo,deixando o treinador Vicente Kalbusch indignado. A arquibancada,tomada na maioria por crianças que participam de projetos sociais da prefeitura, jogou junto. A cada lance livre era uma gritaria. E a partir do terceiro quarto, o São José começou a impor o ritmo.
Quando o time da casa começou a jogar para o pivô Jerônimo, jogador mais alto da quadra, o Independente disparou. Abriu 60 a 51. Nos minutos finais, o Blumenau buscou um empate, e aí foi aquele para e joga, com muitas faltas. O últimos 40 segundos duraram mais de 5 minutos. A equipe de Blumenau cansou mais e o São José aproveitou para ampliar a vantagem.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira, às 20h30, o Avaí (Florianópolis) enfrenta o Joinville no Ginásio Rozendo Lima. A entrada é gratuita.