O importante é vencer. O conhecido clichê do futebol foi a filosofia no triunfo do Avaí sobre o Atlético-Ib, neste sábado, no Estádio da Ressacada, por 1 a 0. Com gol do contratado Rodriguinho ainda no primeiro tempo, o Leão não fez um grande jogo, mas conseguiu o resultado positivo na primeira partida do Campeonato Catarinense 2013.
Continua depois da publicidade
O jogo, que também marcou a estreia do árbitro Héber Roberto Lopes e o retorno do ídolo Marquinhos, teve polêmica. No gol do Leão, a equipe do Vale do Itajaí reclamou que o atacante Danilo, em posição irregular, teria participado da jogada. O técnico do Atlético-Ib, Mauro Ovelha, não gostou da marcação e reclamou da derrota.
? Veja a galeria de fotos da partida na Ressacada
? Confira a tabela completa do Campeonato Catarinense
Sem o peso da primeira partida em casa, o próximo compromisso do Avaí será contra a Chapeconse, na quarta-feira, fora de casa. O confronto, marcado para as 22h, será uma prévia dos jogos na Série B. O Atlético-Ib, que ainda não teve seu estádio liberado pelo Tribunal de Justiça Desportiva, recebe o Criciúma, também na quarta, às 20h30min.
Continua depois da publicidade
Gol e equilíbrio
O dinamismo exigido por Sérgio Soares durante os treinamentos refletiu nos cinco primeiros minutos da partida. Com três atacantes, os homens de meio-campo buscavam a aproximação. Danilo, que deveria ser a referência ofensiva, se movimentava, criando jogadas na linha de fundo. O Atlético-Ib, mais preocupado com a defesa, buscava congestionar os espaços.
Passado o ímpeto inicial, o Leão diminuiu o ritmo. Em 20 minutos, Marquinhos mostrou falta de entrosamento com o grupo, errando passes que o torcedor não está acostumado a ver. O craque, porém, era seguido de perto por Carlinho Santos, consciente da qualidade do 10 avaiano. A marcha lenta da equipe da Capital permitiu ao adversário crescer na partida e arriscar. Aos 26 minutos, Diniz foi lançado e, de frente para Aleks, o meia da equipe do Vale tentou encobrir o goleiro com a perna esquerda. A bola passou pelo arqueiro, mas Arlan afastou.
Com o perigo enfrentado, o técnico Sérgio Soares inverteu as posições de seus atacantes. Nadson, que começou pela esquerda, passou a atuar no lado direito, trocando de lugar com Rodriguinho. E foi dos pés do ex-atacante do Fluminense que saiu o primeiro gol do Campeonato Catarinense de 2013. Depois de um cruzamento feito por Marquinhos, a zaga do Atlético-Ib não conseguiu marcar e, com um toque sutil, tirando de Paulo Sérgio, o goleador marcou, dando esperança ao torcedor do Avaí, que em 2012 sofreu com a ineficiência do ataque.
Velocidade e chances perdidas
Antes do primeiro tempo, o treinador do Avaí ainda precisou fazer uma alteração. O zagueiro Alex Lima cortou o supercílio e, com um forte sangramento, não conseguiu voltar a campo. Pablo entrou em seu lugar, fazendo a estreia e levando a vantagem para o intervalo.
Continua depois da publicidade
– Temos que melhor muito, mas é o primeiro jogo, conhecendo o pessoal, e o mais importante é a vitória – apontou o meia Marquinhos, ao descer para o vestiário.
As palavras dita pelo Galego deram resultado. Com um Atlético-Ib mais solto, em busca do empate, o Leão colocou mais velocidade e passou a assustar. Aos 15 minutos, o próprio camisa 10 tentou marcar. Quando Arlan cruzou na área, Marquinhos dominou e, caindo, bateu no canto esquerdo de Paulo Sérgio, que voou para salvar.
Em busca da vitória, Mauro Ovelha fez duas alterações seguidas. Com a entrada dos atacantes Rodrigo Pardal e Adriano, o comandante do Atlético-Ib colocou o time para cima. As mudanças surtiram efeito e, não fosse uma furada de Adriano aos 24 minutos, a equipe visitante teria empatado o jogo.
Além dos contra-ataques, o Avaí tentava responder com as bolas paradas. Em dois escanteios Marquinhos colocou na cabeça dos jogadores avaianos, que desperdiçaram boas chances de ampliar a vantagem. Os gols perdidos não fizeram falta, e o desejo de vitória diante da torcida foi realizado.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA
AVAÍ (1)
Aleks; Arlan, Alex Lima (Pablo), Cleyton, Aelson (Paulinho); Alê, Ricardinho, Marquinhos; Nadson, Rodriguinho, Danilo (Felipe Alves)
Técnico: Sérgio Soares
ATLÉTICO-IB (0)
Paulo Sérgio; Dema, Marcelo Bolacha, Fabiano Silva; Thoni, Carlinhos Santos, Wanderlei (Rodrigo Pardal), Diniz, Santos; Giba (Adriano), Jean Carlos
Técnico: Mauro Ovelha
Gols: Rodriguinho (Av), aos 35 minutos do 1º tempo
Amarelos: Cleyton (Av); Giba (At), Santos (At), Marcelo Bolacha (At)
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Nadine Schramm Camara Bastos e Helton Nunes
Local: Ressacada, em Florianópolis
Público: 5.016
Renda: R$ 69.619,00