A mais importante mostra de cinema do mundo começa hoje com um brasileiro na parada: o diretor Walter Salles disputa a Palma de Ouro do Festival de Cannes com o filme Na Estrada.

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Adaptação do cultuado romance do escritor americano Jack Kerouac, o longa-metragem estreia no Brasil no dia 15 de junho.

Depois de exibir no festival seu longa anterior, Linha de Passe (2008) – que rendeu a Sandra Corveloni o prêmio de melhor atriz -, o cineasta Walter Salles retorna a Cannes para acompanhar a projeção no próximo dia 23 de sua nova produção. A versão para o cinema de On the Road, livro lançado originalmente em 1957, é um sonho antigo: desde 1980, a produtora americana Zoetrope tenta levar para a tela a história de dois amigos que cruzam os Estados Unidos de carro – e que se tornou um marco da literatura beatnik.

>> Confira o ABC de “On The Road”

Há oito anos, o diretor de Central do Brasil (1998) entrou no projeto, que também conta com a participação da produtora francesa MK2. Aproveitando o lançamento do filme, a editora Publifolha lança Na Estrada – O Cinema de Walter Salles, obra do jornalista e crítico Marcos Strecker que analisa toda a filmografia do realizador, além de reproduzir uma conversa do biografado com o cineasta alemão Wim Wenders – outro apaixonado pelos road movies.

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Na Estrada narra a trajetória do personagem Sal Paradise – vivido pelo ator inglês Sam Riley, que encarnou o roqueiro Ian Curtis no filme Control. A vida do jovem escritor vira de cabeça para baixo quando ele conhece Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um rapaz libertário e entusiasmado que chega com sua companheira de 16 anos (Kristen Stewart, a estrelinha da série de filmes Crepúsculo).

Juntos, Sal e Dean viajam em busca da última fronteira americana e à procura deles mesmos – abastecidos pela explosiva combinação de álcool, sexo e drogas e embalados pelo frenético jazz bebop. Nessa trilha alucinada, a dupla de desbravadores rebeldes topa com figuras igualmente à margem do conformismo burguês da América da década de 1950, como Camille (Kirsten Dunst), Carlo (Tom Sturridge), Jane (Amy Adams) e Bull (Viggo Mortensen, vivendo um personagem inspirado no escritor beat William S. Burroughs). Rodado em San Francisco e Nova Orleans e em estradas dos Estados Unidos, do Canadá e do México, o longa tem no elenco ainda a atriz brasileira Alice Braga.

– Um filme adaptado de um livro deve, sobretudo, convidar o espectador a voltar para o livro, à história original. “Cinema e literatura são como trens que se cruzam incessantemente”, diz o cineasta-poeta Jean-Luc Godard – defende Walter Salles no texto de apresentação do blog de Na Estrada, hospedado no site www.naestradaofilme.com.br.

Espécie de romance de formação para sucessivas gerações de jovens, On the Road é uma bíblia da contracultura americana que chega ao cinema pelas mãos de um realizador brasileiro cujos filmes volta e meia pegam a estrada: em títulos como A Grande Arte (1991), Terra Estrangeira (1996), Central do Brasil e Diários de Motocicleta (2004) – também exibido em Cannes -, Salles segue viajantes que se (re)inventam pelo caminho. Com Na Estrada, o cineasta leva para o cinema os ulisses que inspiraram muitas dessas odisseias modernas.

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Confira mais trechos de Walter Salles no texto de apresentação do blog de Na Estrada, hospedado no site www.naestradaofilme.com.br.

“Tinha dezoito anos quando descobri ‘Pé na Estrada / On the Road’, de Jack Kerouac. Foi um choque. Me apaixonei por seus personagens, pela liberdade radical que eles anunciavam, pela narrativa ritmada pelo jazz, pelo bebop, pelas drogas como forma de autoconhecimento, pela maneira como o sexo podia ser vivido e descrito à flor da pele.”

‘Pé na Estrada / On the Road’ lançou as raízes de uma revolução comportamental, o início da contracultura norte-americana, o advento de uma geração de escritores e poetas brilhantes. Era um admirável mundo novo, em tudo diferente daquilo que existia no Brasil dos anos 70, quando eu li Kerouac pela primeira vez, em tudo diferente do mundo em que eu vivia. Nada seria mais como antes.”

Veja o trailer do filme: