Depois do vice-campeonato olímpico, sábado, a Seleção Brasileira voltou a campo nesta terça-feira. No estádio Rasunda, na Suécia, encarou a equipe da casa e venceu: 3 a 0, com gols de Leandro Damião, no primeiro tempo, e Pato (dois), na etapa complementar.

Continua depois da publicidade

Há 54 anos, o mesmo palco assistia ao Brasil acabar com o complexo de vira-latas e vencer a primeira Copa do Mundo com um resultado de 5 a 2 sobre os mesmos suecos.

A goleada desta quarta-feira alivia a situação do técnico Mano Menezes e aumenta a autoestima para o decorrer do trabalho.

Primeiro tempo

Com muito mais volume de jogo, o Brasil não encontrou dificuldade para se impor no jogo. Faltava paciência para encontrar uma penetração ou o arremate correto para inaugurar o placar. E o gol veio aos 17 minutos. Leandro Damião chutou de fora da área, a bola pegou na trave e Neymar completou. Pena que o juiz marcou um impedimento inexistente do craque do Santos.

Continua depois da publicidade

A Seleção seguiu buscando o arco adversário sem afobação. Com Neymar pela diagonal, do meio à direita, e Oscar aberto pela esquerda, as jogadas foram aparecendo. Na primeira vez, Thiago Silva furou. Na segunda, Leandro Damião, de cabeça, não perdeu um cruzamento na medida: Brasil na frente, 1 a 0.

A Suécia praticamente não incomodava. Quando fez graça, assustou apenas uma vez. Berg tabelou com Elm, mas parou no goleiro Gabriel, que impediu o empate.

Segundo tempo

O time de Mano Menezes continuava com o controle do jogo. O adversário pouco incomodava e demonstrava enorme fragilidade sem a referência Ibrahimovic, que acompanhou a partida do banco de reservas.

Nas bolas paradas, a Seleção mostrou repertório. Daniel Alves e Neymar assustaram em cobranças diretas. Quando a bola foi na área, Leandro Damião também deu trabalho à defesa rival. O atacante do Inter saiu da área e arrematou dois disparos que passaram muito perto do arco de Isaksson.

Continua depois da publicidade

Sem deixar a peteca cair com as alterações, o Brasil seguiu atacando. E, em dois minutos, Alexandre Pato aumentou o marcador duas vezes: a primeira em uma cabeçada certeira. E a segunda cobrando pênalti no meio do gol: 3 a 0.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA – 0

Isaksson, Granqvist, Olsson, Safari e Elm (Svensson, 18’/2ºT); Larsson, Wernbloom, Holmén, Wilhelmsson (Kacaniklic, 18’/2ºT), Toivonen; Berg (Hysén, 26’/2ºT). Técnico: Erik Hamrén.

BRASIL – 3

Gabriel, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dedé, 30’/2ºT) e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho (Sandro, 42’/2ºT), Ramires e Oscar (Hulk, 30’/2ºT); Neymar (Lucas, 36’/2ºT) e Leandro Damião (Alexandre Pato, 30’/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

Gols: Leandro Damião, 31’/1ºT (0-1); Alexandre Pato, 38’/2ºT (0-2); Alexandre Pato, 40’/2ºT (0-3)

Continua depois da publicidade

Local: Estádio Rasunda, em Estocolmo, Suécia

Data/Hora: 15/08/2012, às 15h (horário de Brasília)

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)

Cartões amarelos: Wernbloom (Suécia); Thiago Silva (Brasil)

Cartões vermelhos: